O estudante do curso de Agronomia do Campus Codó, Artur Oliveira Abreu, foi aprovado na seleção do mestrado em Engenharia Agrícola, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), considerada uma das 100 melhores universidades do mundo em Ciências Agrárias e Floresta. O programa de pós-graduação em Engenharia Agrícola da UFV obteve o conceito 6 na última avaliação da CAPES, juntamente com a Universidade Federal Rural de Pernambuco, sendo os únicos programas do país, na área de Engenharia Agrícola, a obter o conceito de excelência.
Para o estudante, que começou seus estudos no Instituto Federal do Maranhão no ano de 2013, a instituição teve extrema importância para sua formação acadêmica. “O IFMA me possibilitou o primeiro contato com a pesquisa, no ano 2015, via Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC IFMA/FAPEMA”. “Só tenho a agradecer a Deus e às pessoas que me ajudaram nessa caminhada e hoje compartilham comigo esse momento ímpar em minha vida”, comemorou.
O novo mestrando desenvolveu projetos no IFMA sob a orientação do professor Adjaci Dias de Brito e co-orientação do professor Wady Lima Castro Júnior. Atualmente desenvolve dois projetos de iniciação científica sob a orientação do professor Gutierres Nelson Silva: uso de inseticidas botânicos para controle de insetos-praga em grãos de milho e feijão caupi.
Para o professor Gutierres Silva, na produção do conhecimento em ensino, pesquisa e extensão é preciso ousar.  “A aprovação do Artur num dos melhores programas de mestrado do Brasil significa que os objetivos traçados para o Campus Codó e a busca pela excelência está a cada semestre sendo consolidada”, avaliou.
“Penso em seguir com os estudos e fazer uma pós-graduação em nível de doutorado para um dia poder voltar ao IFMA e retribuir o acolhimento que tive nessa instituição”, concluiu Artur Abreu.

Assessoria de Comunicação com informações do IFMA