O setor de turismo vive um período de expansão, com projeções positivas para 2024. Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a expectativa é de crescimento de 2,8% em comparação ao ano anterior e de 7,3% em relação a 2022. 

O levantamento aponta um cenário favorável para o setor e, consequentemente, um ambiente de maior concorrência entre as empresas da área. Para chamar a atenção dos viajantes e garantir boas oportunidades durante o período de crescimento do turismo, os empreendedores precisarão impulsionar a sua visibilidade para conquistar a clientela. 

Neste contexto, o marketing digital pode ser um aliado. Há estratégias que, quando adotadas pelas empresas, contribuem para o maior alcance do público-alvo. É o caso do 

serviço de digital PR e das práticas do SEO, como o link building e gestão de blog corporativo. 

Perspectivas

Além dos dados apresentados pela CNC, outras organizações apresentaram projeções para o setor que trazem perspectivas positivas para as empresas e os empreendedores da área. Estudos divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU) apontaram que o turismo deve apresentar uma retomada vigorosa ao longo deste ano, recuperando os níveis da atividade pré-pandemia da Covid-19.

A mesma ótica é refletida na última pesquisa do Índice de Confiança no Turismo da Organização Mundial do Turismo (OMT), com 67% dos profissionais de turismo indicando perspectivas melhores ou muito melhores para 2024 em comparação com 2023. 

Outras organizações, como Euromonitor e o Global Business Travel Association (GBTA), também estimam que o setor deve atingir números recordes em 2024. 

Estratégias digitais para a área do turismo 

Diante das perspectivas positivas, os empreendedores e gestores de empresas da área de turismo precisam se preparar para aproveitar as oportunidades que a alta demanda pode trazer. Com o avanço da tecnologia transformando a maneira como os turistas planejam e vivenciam suas viagens, as estratégias digitais podem ser um diferencial competitivo frente à concorrência. 

A internet é um dos principais meios para a pesquisa, por isso, é aconselhável usá-la como ferramenta para aumentar a visibilidade. Empresários do setor de turismo precisam estar atentos para investir na presença on-line e, para isso, é preciso conhecer como funcionam os serviços de assessoria de imprensa digital, link building e gestão de blogs. 

Digital PR 

A assessoria de imprensa digital, também chamada de Digital PR, é uma das soluções que podem abrir caminhos para as empresas do turismo. Isso é feito por meio de ações que têm o propósito de fortalecer o relacionamento da empresa com a imprensa e, consequentemente, aumentar o alcance da marca. 

O foco do Digital PR é aumentar as menções e a visibilidade da marca no ambiente on-line. No caso do turismo, a prioridade é buscar oportunidades em veículos de comunicação que dialogam com os viajantes para oferecer pautas relevantes, no momento certo. 

O trabalho, quando feito de forma eficaz, ajuda a ampliar o alcance da marca, atrair mais visitas às plataformas usadas pela empresa, melhorar o posicionamento enquanto referência no mercado e aumentar as vendas. 

Link building 

Outra solução que pode ser implantada pelas empresas de turismo é o link building, uma estratégia de SEO capaz de ajudar a conquistar backlinks de qualidade para um determinado site. A prática tem o intuito de agregar relevância e autoridade de domínio para as páginas, o que contribui para o melhor ranqueamento nos mecanismos de busca, como o Google e o Bing. 

Para isso, os profissionais que atuam com link building procuram conquistar publicações em outros sites. No caso de uma empresa do setor de turismo, os backlinks irão mencionar a página do site ou blog, funcionando como uma espécie de recomendação de um portal para o outro. 

As linkagens indicam para os buscadores que o site em questão tem um conteúdo importante e relevante. Dessa forma, o Google e o Bing passarão a indicá-lo com mais frequência aos usuários, aumentando as chances de aparecer nas primeiras páginas das pesquisas. 

É importante ter em mente que muitos viajantes utilizam o Google e o Bing como mecanismo para encontrar marcas confiáveis e se organizarem para as próximas viagens. Aumentar a visibilidade nos buscadores é uma forma de ampliar as chances de atrair potenciais clientes. 

Gestão de blog corporativo 

Outra estratégia digital que pode ser eficaz para quem atua no setor de turismo é a gestão de blog corporativo. A solução nada mais é do que um espaço dentro do site da empresa reservado para a publicação de conteúdos, que podem ser sobre os serviços oferecidos e, também, informações relacionadas à atividade turística.

Ter um site com uma página voltada apenas para conteúdo é um fator importante para criar uma relação mais próxima com os visitantes e ainda ser bem-visto pelos mecanismos de busca no momento do ranqueamento. O Google e o Bing têm critérios específicos para indicar uma página aos seus usuários no momento da busca, e ter publicações de conteúdo é um deles. 

Além disso, para quem trabalha no setor de turismo, oferecer conteúdos informativos traz personalidade para a marca e ajuda a aumentar a credibilidade da empresa, possibilitando sua consolidação como referência na área.