Na manhã desta quarta-feira (17), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), dialogou, em Codó, com representantes da Prefeitura, do poder legislativo e de equipe técnica da área da saúde. A agenda no município incluiu visita à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de gestão estadual, e a unidades de saúde do município. Durante a visita, o poder público estadual reforçou o interesse na parceria com o município e anunciou melhorias nos serviços da rede de assistência à saúde em Codó, que tem uma população de mais de 120 mil habitantes.

Na ocasião, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destacou o objetivo da visita ao município. “A gente sabe que o município passou muito tempo esquecido por outras gestões do Governo do Estado. Viemos ouvir os pleitos do legislativo e da prefeitura e avaliar a melhor forma de atendê-los para promover saúde no município. As estruturas de saúde precisam estar integradas para que, juntas, funcionem de forma eficiente“, afirmou o gestor estadual de saúde. Em Codó, a UPA, de porte II, conta com salas de inalação, medicação adulta e infantil, sutura, sala de coleta de material para realização de exames, sala de observação pediátrica, sala de observação adulta e semi-intensiva.
A Unidade possui ainda 15 leitos distribuídos entre: três leitos de Observação Pediátrica, oito leitos de Observação Adulta e quatro leitos de Observação Adulta. A UPA conta também com quatro consultórios, sendo dois clínicos e dois pediátricos. Além dos atendimentos em clínica médica e pediatria, a UPA oferece à população exames laboratoriais, raio-X e eletrocardiograma.
Além da UPA e da Nefroclínica, a agenda incluiu visita ao Hospital Geral Municipal (HGM). Com 136 leitos, o Hospital Geral Municipal realiza em média 160 partos no mês, além de atendimento nas áreas de pediatria, clínica médica, ortopedia e cardiologia, além de exames laboratoriais e raio-X. Na unidade de saúde, o Governo contribuirá, com um aporte de 250 mil, para conclusão das obras de reforma e ampliação do hospital e irá viabilizar apoio no custeio da unidade.
O vice-prefeito, Ricardo Torres, ressaltou os benefícios da parceria. “Estamos avançando com a obra para concluir a reforma e oferecer um atendimento de urgência e emergência ainda mais qualificado. Com a estrutura física, que o Estado está ajudando a concluir, e os equipamentos que estão prestes a chegar, teremos um pronto socorro de alta qualidade para a população. Assim, teremos uma saúde cada vez melhor“, disse.
Aurilívia Barros (Secretária Municipal de Saúde), Carlos Lula (Secretário de Estado da Saúde), Antônio Brauna (Diretor da UPA-Codó) e Ribamar Oliveira (Gestor Regional de Saúde).
A secretária municipal de Saúde de Codó, Aurilívia Barros, reforçou o interesse da Prefeitura na parceria. “É desejo do prefeito estar a cada dia cada vez mais próximo do Governo do Estado e fazer com que essa relação de parceria se consolide através de ações para a população. É desejo comum que a saúde de Codó cresça. Por isso, estamos muito felizes com a presença do secretário em nosso município e com os anúncios de melhorias aqui realizados, que certamente também beneficiarão moradores de municípios vizinhos“, disse a gestora municipal de saúde.
Vereadores também acompanharam a agenda no município. O presidente da Câmara Municipal de Codó, Expedito Carneiro, avaliou positivamente a visita do secretário de saúde. “Precisamos da parceria com o Governo do Estado e estamos solicitando auxílio no custeio do hospital. Estamos mostrando a nossa realidade e tenho certeza que, como já foi indicado aqui pelo secretário, a gestão do governador Flávio Dino é sensível à nossa causa“, afirmou.

Fonte: Correio Codoense