Dois homens foram presos, nessa quinta-feira (12) em Miranda do Norte, no oeste maranhense, suspeitos de realizarem empréstimos ilegais em nome de idosos. Segundo a Polícia Civil, os dois investigados são do estado do Pará e estavam praticando os crimes em cidades do interior do Maranhão.

Os homens, segundo as investigações, estavam no Maranhão há cerca de uma semana e percorreram cerca de 10 municípios maranhenses. Os suspeitos iam até casas em comunidades distantes e, bem-vestidos, se passavam por funcionários de bancos e diziam para as vítimas que estavam realizando uma campanha para facilitar o procedimento de prova de vida dos idosos.

“Os dois homens já teriam passado por, pelo menos, 10 municípios aplicando esses golpes desde a última segunda-feira (9) e foram detidos na tarde de ontem (quinta-feira), quando estavam em um estabelecimento comercial de Miranda tentando sacar valores de mais uma vítima”, explicou o delegado Renilton Ferreira, titular da Delegacia de Miranda do Norte.

De acordo com a polícia, durante o falso atendimento, os criminosos pegavam os cartões bancários dos idosos, com senhas e documentos de identificação, e deixavam cartões falsos com as vítimas. Em posse dos documentos dos idosos, a dupla conseguia realizar empréstimos.

“Nós informamos a todos que, nenhum banco, nenhuma instituição financeira comparece na casa de ninguém. Então, qualquer pessoa que chegar a residência de você se passando por um funcionário do banco, você deve imediatamente acionar a polícia, porque se tratam de criminosos que estão ali para praticar golpes”, alerta o delegado Renilton Ferreira, titular da Delegacia de Miranda do Norte.

Com informações do G1