Dia 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore. Pensando nisso, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) realizou uma programação em alusão ao dia, com a participação da Escola CMEI Professor José Robson Gonçalves Rolim. Crianças de 03 a 05 anos plantaram mudas de ipês e aprenderam sobre a importância das árvores para a vida.

“Além de reter o dióxido de carbono (CO2), que em excesso contribui para o aquecimento global, elas fornecem a maior parte do oxigênio de que precisamos para sobreviver. Assim, contribuem para diminuir a poluição e ajudam a reduzir casos de asma, de câncer de pele e até de doenças relacionadas ao estresse. E tem outra coisa, quem não gosta de aproveitar a sombra de uma árvore para brincar, ler um bom livro ou fazer um piquenique?”, disse o Secretário Marcelo Coelho.

Ele, ainda, complementou: “além de tudo a ação teve o objetivo de despertar o interesse pela preservação ambiental ainda na infância”.

De acordo com a Supervisora da escola, Maria dos Milagres Pereira, “desde cedo é preciso despertar a importância de cuidar do meio ambiente, preservar o verde. É mais fácil educar do que reeducar”.

Opinião compartilhado pela gestora da escola, Nelcimar Araújo. “Só temos a ganhar com isso. Que no futuro essas árvores deem frutos e flores para que as futuras gerações possam usufruir”, realçou.

Gabriel Borba, de 05 anos, disse que aprendeu muito: “árvore é vida, temos que preservar pelo nosso bem”.

Na ocasião, além do plantio das mudas, houve um bate papo sobre a importância das árvores, ministrado por uma engenheira florestal da SEMA e os alunos, também, apresentaram um jogral em alusão ao dia.

“O dia 21 de setembro deve ser visto como um dia de reflexão sobre nossas atitudes em relação a essa importante riqueza natural. Esse dia é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore e deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam as gerações futura”, finalizou Coelho.

Fotos: Thamilly Braz

Texto: Ascom