O Superintendente Pedro Belo publicou uma carta aberta nas redes sociais lamentando a situação atual do município de Codó e revelou algumas de suas propostas para mudar a realidade dos codoenses.

Leia da íntegra:

Nos fins de semana tenho visitado a zona rural e urbana e Codó e ouvi muitas reclamações a respeito do nosso município, e lamentavelmente constatei que várias delas dizem a respeito à saúde, educação e da falta de cuidado com nossas praças, ruas e avenidas, sendo a falta de emprego uma reclamação generalizada – ou seja, o nosso povo clama por emprego e renda. Mas ainda bem que vi coisas boas acontecendo como a reconstrução da MA 026 que o Governo do Maranhão está fazendo em Codó e constatei nessas visitas o avanço das obras.

Uma das saídas para Codó avançar na geração de renda é o investimento na produção rural por intermédio da agricultura familiar, que fixa o homem no campo, podendo empregar gente da cidade, evitando a busca de trabalho em outros estados. Codó possui várias comunidades rurais (assentamentos do INCRA, ITERMA e Crédito Fundiário), os quais podem receber mais incentivos do poder municipal para desenvolver projetos de horticultura ou criação de animais de pequeno porte. O exemplo que agricultura familiar muda a vida das pessoas está na Vila Fomento, ali o Governo do Estado por intermédio do Sistema SAF revitalizou o projeto, ampliando a capacidade de produção das famílias. O projeto teve nosso apoio e acompanhamento, mas infelizmente não podemos alcançar a todas as associações.

Pedro Belo visitando a recuperação da MA 026

Informo que a partir de 2019 vários outros projetos devem ser colocados em prática, pois não estamos sozinhos, muitos amigos e amigas acreditam em nosso projeto para o desenvolvimento real de Codó. Todos sabem que por ocasião da última eleição apoiamos os Deputados eleitos Márcio Jerry (federal) e Adelmo Soares (estadual), e em ambos os casos nosso aguerrido grupo cumpriu com a meta pactuada. Fizemos campanha conjuntamente para a Senadora Eliziane Gama, Senador Weverton Rocha e para o Governador Flávio Dino. O nosso compromisso foi de fazer uma campanha entre amigos e familiares, de mãos limpas, transparente e participativa. Quanto aos resultados, fiquei surpreendido, pois bem distante dos que esbanjavam dinheiro, fizemos uma campanha “do verbo contra a verba” e obtivemos uma excelente votação e por isso mais uma vez agradeço a todos pelo apoio.

Nosso partido também saiu fortalecido das eleições, elegendo 6 deputados estaduais e 2 federais. Agora o PCdoB deve se reestruturar, aliando-se a outro partido para manter sua autonomia politica. Dessa forma, acredito que o idealismo socialista deve crescer e ainda abraçar vários movimentos sociais, a exemplo disso, participamos recentemente do encontro “Movimento pela Unidade”, organizado pelo Bispo Dom Sebastião em Coroatá, com a participação de prefeitos, ex prefeitos e lideranças regionais. Depois de Coroatá, foi a vez de Codó, onde tive o prazer de abraçar muitos dos nossos amigos e amigas no “Grande Encontro de Agradecimento” dos deputados eleitos Adelmo Soares (estadual) e Bira do Pindaré (federal).

No último encontro me perguntaram sobre os planos que tenho para Codó e após planejar algumas metas, segue abaixo uma preliminar:

  • 1 Promover encontros mensais com os trabalhadores e trabalhadoras do campo para ouvir suas reclamações, ideias e sugestões;
  • 2 Promover encontros semanais com Organizações Sociais Civis (OSC´s), incentivando o debate de ideias e a construção de um plano de atividades com ações sociais;
  • 3 Incentivar a participação de jovens (especialmente estudantes) nos diálogos e rodas de conversas, onde deve ser explorada novas ideias e projetos para o desenvolvimento sustentável de Codó;
  • 4 Constituir Grupo Técnico Autônomo com o objetivo de fazer palestras e debates sobre melhoria da produção agrícola, organização social e educacional, saúde pública preventiva, direitos da mulher e criança, novas tecnologias, entres outras ações integrativas;
  • 5 Obter apoio para incentivar o esporte e a cultura por intermédio de OSC´s e outros grupos organizados;
  • 6 Priorizar e direcionar por intermédio de apoio politico a nível estadual ou federal toda e qualquer projeto que tenha por objetivo a melhoria dos serviços públicos (especialmente saúde e educação), da estrutura e meios de produção urbana e rural ou do desenvolvimento econômico para Codó.

Para finalizar, espero a participação efetiva de todos, onde o diálogo deve prevalecer e as ideias sejam colocadas de fato em prática, afinal, nosso objetivo sempre será Codó, não porque seja um sonho pessoal de ver seu crescimento, mas pelo fato de que nosso município merece sempre o melhor, deve ser prioritário em tudo, pois acredito que como codoenses que somos, devemos ter um compromisso verdadeiro com nossa terra.