Derrubada de árvores revolta a população de Codó

De maneira geral, todos nós, independente do grau de instrução, temos consciência da importância das árvores na nossa vida.
Diariamente, uma árvore com 13 metros de altura absorve cerca de 250 litros de nutrientes que são dissolvidos no solo, transportando-os até o mais alto de suas folhas; as folhas, por sua vez, absorvem o gás carbônico (CO2), matéria bruta para a transformação dos sais minerais em carboidratos. Durante esse processo uma árvore de porte médio libera aproximadamente 2 metros cúbicos de oxigênio puro.
Calcula-se que uma árvore de porte médio transpira o equivalente a 60 litros d’água por dia, lançando vapor ao seu redor. Uma árvore de porte médio tem o mesmo poder de resfriamento de quatro máquinas de ar condicionado.
As árvores são eficientes removedoras de poeiras nas ruas. Uma pesquisa feita na Alemanha demonstrou que o teor de partículas de poeira em ruas arborizadas é de apenas 25% em relação às não arborizadas.
Por isto, as árvores podem refrescar muito uma rua, um bairro, uma cidade e uma nação.
Várias Arvores derrubadas em Codó
Importante árvore foi derrubada na Avenida João Ribeiro
Apesar da grande importância das árvores para todos os seres vivos, a Prefeitura Municipal vem promovendo uma verdadeira ofensiva contra o meio ambiente de Codó. Desde o início do governo “Mais Avanços, Mais Conquistas” os codoenses têm se deparado com a derrubada, quase que diária” de várias árvores nos mais variados locais da zona urbana e rural do município.
Não existe uma explica lógica para a atitude do poder público municipal, o que se pode observar é que a cidade está ficando “pelada”.  Árvores que demoraram várias décadas para alcançar a fase adulta estão sendo derrubadas em poucos minutos. Foi o que aconteceu recentemente na avenida Augusto Teixeira quando uma espécie de palmeira foi derrubada por funcionários da prefeitura. A ação foi registrada em vídeo por moradores do local e publicada nas redes sociais.

As imagens revoltaram a população de Codó que não consegue entender o plano de derrubadas das árvores do município.

Governo do Estado está inerte
O Governo do Estado do Maranhão, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais – SEMA, não está fazendo nada para inibir a ação da prefeitura de Codó. Apesar de ser comandada pelo codoense Marcelo Coelho, a SEMA tem feito vista grossa para os atos criminosos que estão sendo cometidos contra nossas valiosas árvores.
As autoridades políticas de Codó precisam entender que respeitar a natureza é respeitar a vida.

Nenhum Comentário

  1. Rpz esse prefeito tá doido. Onde já se viu em pleno século XXI um gestor ter esse tipo de consciência. Derrubando árvores nativas como a nossa bela Macaubeira. Ele que empestar a cidade de mim, nada contra, mas ela é uma árvore exótica e se for por economia na irrigação, prefeito. Todas elas precisam de água.

  2. Não podemos aceitar calados esta situação criminosa do prefeito de Codó, que de forma irresponsável vem destruindo nossas árvores, causando um impacto para o meio ambiente e para a população.

  3. Fico vendo as pessoas reclamaram das derrubadas dessas árvores principalmente desse pes de Macauba mais não vejo essas mesmas pessoas falando das árvores que está sendo plantadas veja ali no canteiro central da Fábrica FC até a entrada do Residencial só que eu contei foram plantadas 53 ÁRVORES 10 X mais do que as que foram cortadas isso sim é dar o verde para a cidade tirando as velhas e plantando novas

    • Essas palmeiras que estão plantando, não dão sombra como as que estão cortando.Esse prefeito é muito cruel com as pessoas e com a natureza.Plantar não justifica cortar.Quanto mais árvores melhor.

  4. Quando podaram eucaliptos no governo do Zito a SEMA multou a prefeitura e um pastor, e agora pq não se pronuncia?

  5. AMO CODÓ SUSTENTAVEL

    Codó tem 140.000 habitantes. Estão todos de braços cruzado. O povo tem força. Cade a ATITUDE. Estou triste com essa atitude. Vamos Agir. A união faz a Força. Codó está com 40 graus de temperatura. ATITUDE. AÇÂO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!