CONHECENDO RUAS, PRAÇAS, AVENIDAS E TRAVESSAS DE CODÓ

TRAVESSA ABIDIAS SANTOS

Foto: Google Maps

É uma Travessa de pequena extensão, localizada no Bairro São Pedro. Começa na Rua Marques Rodrigues e termina na Rua Cônego Mendonça, também no Bairro São Pedro. Em um dos seus lados, ou seja o lado oposto da igreja Batista, compõe-se de casas (Conjunto IAPC) construídas pelo então Presidente Nacional do IAPC, Dr. Remy Archer. Nessas residências residiam, como ainda residem comerciários dentre eles: Zuza, Necias, Adoaldo Gomes e o Prof. Benedito Walter de Castro Santos, filho do homenageado.

ABIDIAS SANTOS, nasceu em Codó, no dia 09 de dezembro em 1891. Estudou pouco, o suficiente para o seu trabalho como pedreiro e orientar os filhos para conquistas futuras. Embora sendo de poucas letras, com grupo de companheiros fundou a União Artística Operária Codoense, em 1° de abril de 1932. Homem bastante conceituado na cidade e nos seus arredores. Por seus valiosos méritos, foi homenageada pela Municipalidade,  que deu o seu nome a esta Travessa.

Codó-MA, 29/01/2019

                                                                   Professor Carlos Gomes

1 Comentário

  1. Alexsandro da Silva Costa

    Essa informação está errada a travessa Abias Santos começa na rua marquês Rodrigues e termina na rua Cesar Brandão, não na rua Cônego Mendonça como está na reportagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!