Números como os de atendimentos oportunizados pelo Viva e pelo departamento de DSTs, além de testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, dentre outros, realizada durante a Caravana do Governo de Todos, na última sexta (19), em Magalhães de Almeida, ratificam a transformação social inserida pelo governador Flávio Dino em todo o estado. O Governo de Todos Nós vai ao encontro do povo, leva serviços antes nunca oportunizados gratuitamente, ouve as reivindicações e, acredite, presta contas à população.
“A caravana é a presença do Governo Flávio Dino em todos os 217 municípios, trazendo a prestação de serviços públicos e, ao mesmo tempo, a prestação de contas do trabalho que ele tem liderado”, afirma o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, reiterando acreditar na caravana “como uma grande oportunidade de o governo levar ao conhecimento do povo tudo o que foi realizado ao logo dos dois anos e cindo meses do Governo Flávio Dino”.
Para além dos números, como os verificados em Magalhães de Almeida, pessoa de origem humilde como dona Marlene Moreira da Costa Braga (60) também são capazes de perceber que algo novo está acontecendo no Maranhão. “Meu filho, tudo era muito difícil pra nós. Médico, só em Parnaíba ou Teresina. Aqui em Magalhães eles te mandam de um lado pra outro, até você cansar. Esta caravana é uma iniciativa excelente do Governo Flávio Dino. Vou pra casa satisfeita”, afirmou.
“Essa é uma das razões de nós secretários de Estado e outros dirigentes estamos aqui participando da caravana: ouvir as pessoas e levar suas principais reivindicações ao conhecimento do governador”, reitera o secretário Jhonatan Almada, ao constatar que algumas das principais reivindicações apresentadas dizem respeito ao asfaltamento, infraestrutura, saúde e cursos técnicos para a juventude.
Toda satisfeita, Luzia Silvério dos Santos Lima, 56, que fez exames preventivos, aferiu a pressão e foi vacinada, também classifica a Caravana do Governo de Todos como algo novo e transformador.  “É uma excelente iniciativa do Governo Flávio Dino. A gente estava precisando de um programa como este porque aqui na cidade é muito difícil, você chega lá e eles falam que não, é por isso que todo mundo correu pra cá”, diz a mulher.
Quem também reclama dos serviços em Magalhães de Almeida e elogia a iniciativa é José Maria, pescador de 44 anos. “Aqui, para tirar a segunda via do RG, você espera três meses, então não vale à pena. É melhor aproveitar uma oportunidade como esta”, conclui o pescador.
“A caravana é boa não apenas para a população de Magalhães, mas de toda a região do Baixo Parnaíba. Somos agradecidos ao governo, pois sabemos o quanto é difícil chegar com a saúde em determinadas regiões do Estado, aqui em especial, por causa da distância”, afirma Costa Júnior, que representou o governo Flávio Dino na região.
“Acreditamos que seja uma excelente inciativa por levar as ações do governo onde o povo está”, disse, enfatizando que, para ele, a saúde é o principal desafio da população. “Temos um hospital de 20 leitos de reponsabilidade da prefeitura, mas que não beneficia ao povo. Essa ação supre uma necessidade que o poder público municipal não cumpre.”
Participação
De acordo com os organizadores da Caravana do Governo de Todos, em Magalhães de Almeida, cidade localizada a 400 quilômetros de Sã Luís, das 8h30 às 13h, foram realizados mais de 70 atendimentos pela Vigilância Sanitária, dezenas pelo departamento da Saúde Bucal, o de Nutrição (atenção primária) registrou mais de 40. O Viva superou a marca de 350 atendimentos.

Ascom