Como o blog do Marco Silva já vinha alertando a muito tempo, centenas de codoenses não vão poder participar do programa Cartão Transporte Universitário. Na lista de sorteados que foi divulgada na noite de ontem (26) pelo Governo Estado do Maranhão, aparecem menos da metade dos mais de 500 estudantes universitários de Codó que precisam viajar diariamente até a cidade de Caxias em busca da formação superior.
Apesar da iniciativa ter partido do prefeito de Codó, Francisco Nagib, que pressionou o governador Flávio Dino, a grande maioria dos que foram sorteados são de outras cidades.
Com o gasto mensal de R$ 300 por mês somente com o transporte, os universitários codoenses tinham a esperança de receber a ajuda do governo do estado e assim conseguirem concluir o ensino superior em outra cidade. Com o resultado do sorteio alguns estudantes desanimaram e já cogitam a possibilidade de trancar o curso.
Cartão Transporte Universitário
O Cartão Transporte Universitário é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv) e Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), e vai atender estudantes que precisam percorrer distâncias de mais de 100 km entre suas residências e as instituições de ensino onde estão matriculados
O programa recebeu um total de 3.155 inscritos. Para semestre 2017.2, beneficiará mil universitários com o auxílio de R$ 800, em parcela única.
Por Marco Silva