Para aprimorar os procedimentos operacionais básicos durante uma ocorrência comumente atendida pelo Corpo de Bombeiros, é que uma capacitação para resgate de passageiros presos em elevadores foi realizada na tarde desta segunda-feira (29) no edifício do ministério da fazenda, Centro de São Luís.

O curso é fruto de uma parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão e a Empresa Thyssenkrupp, uma fabricante de elevadores com sede na Alemanha, diversas filiais no Brasil e com fábricas na Europa, Ásia e América.

A iniciativa leva em consideração o crescente número de edifícios equipados com elevadores na capital maranhense. As instruções aconteceram em 2 dias e estão em consonância com a norma técnica NBR 16083/2012 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a qual determina que o resgate de passageiros presos em elevadores só pode ser feito por técnicos da empresa que presta serviços de manutenção para o edifício ou condomínio ou pelo Corpo de Bombeiros.

Ao total, 90 bombeiros participaram do curso. Além da análise e discussão dos procedimentos a serem adotados, os militares e os representantes da empresa destacaram a necessidade da cobrança das manutenções periódicas e sinalizações de emergências exigidas pela legislação.

“Um dos pontos fundamentais está relacionado à infraestrutura do condomínio onde o equipamento é instalado, nós solicitamos, por exemplo, a presença de iluminação de emergência, item fundamental e que vai auxiliar a pessoa habilitada no resgate do passageiro que estiver preso no elevador”, declarou o senhor Daniel Rodrigues engenheiro Mecânica da empresa Tynssykrup.

Por: