O trecho da BR-222, no quilômetro 598, entre Bom Jesus das Selvas e Açailândia, no Maranhão, foi parcialmente reaberto na noite da última terça-feira (23).

Esta parte da rodovia estava interditada desde o dia 13 de abril, depois que uma cratera de mais de 20 metros se formou em 26 de março. O volume de água reabriu uma parte da pista que já havia sido pavimentada e liberada para a passagem de veículos.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) inicialmente liberou a passagem de veículos leves e pesados, sem carga. Na manhã desta quarta-feira (24), o tráfego foi estendido para veículos de grande porte e cargas pesadas.

Com a liberação parcial, o tráfego será gradualmente restabelecido até a conclusão das obras de drenagem e recuperação asfáltica. Equipes do DNIT estão no local para controlar o tráfego, usando o sistema de “PARE e SIGA”.

Segundo o departamento, as obras devem ser concluídas até a próxima semana, mas a previsão está sujeita ao período chuvoso.

Em outro trecho da BR-222, no município de Santa Inês, o acesso está interditado há 23 dias, desde que uma ponte desabou na entrada da cidade em 1º de abril. O Exército Brasileiro está construindo uma ponte móvel de metal desde o dia 19 para resolver a situação.

De acordo com o Exército, mais da metade da estrutura já foi montada e terá aproximadamente 40 metros de comprimento, podendo suportar até 110 toneladas.

O tráfego de veículos ainda está suspenso no local. Pedestres que precisam atravessar a via utilizam uma passarela ao lado da ponte caída, construída por uma empresa privada.

A passagem pela via continua sendo um desafio para os moradores do povoado Encruzilhada, que enfrentam transtornos diários para realizar suas atividades. Ivani Frazão, técnica de enfermagem, relatou: “Tornou-se um transtorno para nós que precisamos atravessar essa passarela para ir trabalhar. Temos que deixar o transporte do outro lado e vir andando de onde moramos”.