Ao lado do Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellignton Dias, e do Governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA) voltou ao território quilombola da Liberdade, em São Luís (MA), um dos muitos locais que receberam obras completas de revitalização durante a passagem do parlamentar pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid-MA), em 2021.

O objetivo da visita do ministro foi firmar a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o MDS e a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPEMA), iniciativa que busca erradicar sub-registros de nascimento e ampliar o acesso à documentação básica, especialmente para a população quilombola do Maranhão.  “Muito feliz de voltar aqui, ao território do Quilombo Urbano da Liberdade, um quilombo certificado em 2019 pela Fundação Palmares, considerado o maior quilombo urbano das Américas, e testemunhar mais este momento de avanço a um local que temos tido, desde sempre o privilégio e a oportunidade de apoiar”, afirmou Jerry, ao recordar as entregas feitas durante a sua gestão.

“Aqui tivemos muitas ações importantes: a revitalização dos prédios do Minha Casa, Minha Vida, aqui do Jackson Lago, da Camboa, do Monte Castelo, que deu uma nova roupagem, uma nova cara ao lugar”, comentou, antes de completar. “A revitalização dos espaços esportivos, algo muito importante foi a regularização fundiária. As pessoas que aqui estavam não tinham a documentação de sua habitação, do seu apartamento, e passaram a ter. Tivemos aqui a construção de uma creche de tempo integral durante a gestão do governador Flávio Dino. Tivemos também a construção de uma escola, de uma delegacia, pista de skate, praças esportivas, de um espaço para a Polícia Militar, da Policlínica do Idoso. A presença do ministro reforça a importância das ações dos governos, que vêm desde do presidente Lula, da presidenta Dilma, passando pelo Governo de Flávio Dino, passando pelo governo do saudoso ex-governador Jackson Lago, já falecido, todos eles com ações importantes aqui neste território”, listou.

A ação do MDS desta quinta-feira representa um passo importante na garantia de direitos e cidadania para a população mais vulnerável do estado. Além da cerimônia, a parceria garantiu a realização de um mutirão de atendimentos na Praça Negro Cosme, oferecendo orientação jurídica integral e gratuita, emissão de Carteira de Identidade Nacional e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). O evento integrou a série de ações previstas para a Semana Nacional do Registro Civil, que busca conscientizar a população sobre a importância da documentação civil para o exercício da cidadania. Na ocasião, o ministro foi homenageado pela contribuição do MDS na promoção de ações que visam o acesso à cidadania da população em situação de vulnerabilidade.