A política de promoção da igualdade racial em Codó

Na administração dos ex-prefeito Zito Rolim, a gestão da política de promoção da igualdade racial dividiu o status de secretaria ao lado da cultura e foi tratada como prioridade, com diversos projetos e ações afirmativas de inclusão das comunidades tradicionais do município.

No atual governo do prefeito Francisco Nagib, a igualdade racial foi desmembrada da cultura e rebaixada à condição de Coordenação, subordinada ao Departamento de Direitos Humanos da Secretaria de Assistência Social, ficando, portanto, no quarto escalão do governo, já que também existem as superintendências acima dos departamentos. No entanto, o prefeito tem afirmado que as políticas afirmativas irão continuar e que a mudança no organograma administrativo não irá afetar a política de promoção da igualdade racial no município.

É o que esperamos, pois somos conscientes de que a cada nova gestão ou mudança de governo há um risco eminente de descontinuidade de algumas políticas públicas, no município de Codó, o sinal de alerta no campo da Promoção da Igualdade Racial, está ligado.

O primeiro desafio

Dia 27/01/2017 (sexta-feira), será o primeiro grande desafio da nova gestão da PIR – Política de Igualdade Racial no município de Codó, está marcado para essa data, o Fórum Municipal de Promoção da Igualdade Racial que trás na pauta a eleição da nova composição do COMPIR – Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, a apresentação do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial, e claro, a apresentação dos membros da nova gestão: a Secretária de Assistência Social – Agnes Oliveira, a Diretora do Departamento de Direitos Humanos – Luciane Araújo e a Coordenadora de Promoção da Igualdade Racial Zila Moura.

Como podemos perceber a nova gestão da Política de Promoção da Igualdade Racial de Codó, não é composta de pessoas com uma trajetória como ativistas dos movimentos sociais e vivência no Movimento Negro, no entanto, não podemos  antecipar opiniões, vamos aguardar pra ver o que vem por aí para a negrada.

Um pouco sobre Zila Moura – A nova Coordenadora

Antes de ingressar no serviço público Zila Moura da Silva, ou simplesmente Zila Moura  como é popularmente conhecida, desempenhava as funções de agente Financeira – ANEPS – FEBRABAN, diretora presidente do Multicredito/Codó-Ma. A Agora  Coordenadora de Promoção da Igualdade Racial tem o ensino médio e está Cursando o 5º período de Serviço Social, é filiada ao PV e também é a secretária municipal do partido. Durante a gestão do ex prefeito Zito Rolim (PV), Zila Moura foi a Coordenadora de Benefícios Eventuais da SEMASSAN.

Fonte: A Voz da Negritude

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *