A batalha de Augusto Serra para o fortalecimento da Cultura e Igualdade Racial no município de Codó

O Grande incentivador da cultura e defensor da igualdade de raças no município de Codó tem nome: José Augusto Silva Serra (Augusto Serra). Foi a pedido de Serra que o prefeito Zito Rolim criou a Secretaria Municipal de Cultura e Igualdade Racial, até então inexistente em âmbito local. Durante os oito anos à frente dessa importante secretaria idealizou diversos projetos e ações que fortaleceram e promoveram a arte em suas diferentes manifestações, e que foram importantes para diminuir à discriminação racial em Codó.

Capa do Blog “A voz da negritude” de propriedade de Augusto Serra

Augusto Serra ocupa o cargo de Secretário Municipal de Cultura com muita liderança e convicção sobre a importância do seu trabalho para o desenvolvimento da cidade. Pessoalmente vem realizando muitos trabalhos que confirmam sua vocação profissional. Dentre os diversos trabalhos realizados, podemos destacar sua atuação como:

Membro e Vice Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Codó-MA;

Membro e Presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Codó-MA;

Conselheiro Estadual de Cultura, Membro da Comissão de avaliação de projetos  incentivados;

Fundador e Coordenador da ONG AFROVERMELHO, entidade anti-racista, socialista revolucionária de maioria afro-descendente, mantenedora do Grupo de dança Afro-mix e do Bloco Afrovermelho, com sede em Codó-MA;

Sócio fundador da ASSIM/Codó – Associação Independente dos Músicos de Codó-Ma;

Fundador e dirigente da UNEGRO/MA – União Nacional do Negro Pela Igualdade no Estado do Maranhão;

Membro do FIPPIR/NE (Fórum Intergovernamental de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Região Nordeste) onde foi representante dos Gestores Municipais de Promoção da Igualdade Racial do Estado do Maranhão de 2010 a 2014.

Codó perde com a extinção da Secretária Municipal de Cultura e Igualdade Racial

Codó é uma cidade rica em cultura e pobre em igualdade de raças, e foi por causa disso que o prefeito Zito Rolim criou 2009 a Secretária Municipal de Cultura e Igualdade Racial, com o objetivo principal de permitir, viabilizar e fomentar a formação artística e cultural e promover a igualdade entre as diversas raças que compõem a sociedade codoense.

A decisão do prefeito eleito de Codó, Francisco Nagib, em transformar essa importante secretaria em um simples departamento (subordinado à secretaria de Governo), é um grande equívoco, que se não for revista trará grandes prejuízos para a população de Codó em um futuro não muito distante.

Augusto Serra permanece a frente da cultura

Com o fim da Secretária Municipal de Cultura e Igualdade Racial, Francisco Nagib irá criar o departamento de cultura, que será comandada por Augusto Serra, e apesar de seu brilhante trabalho, não será mais o principal responsável pela igualdade de raças no município de Codó, pois a promoção da igualdade racial será apenas uma coordenação dentro de um departamento de direitos humanos da secretaria de assistência social.

Contribua com o BLOG DO MARCO SILVA, enviando sua Matéria, Sugestão ou Denúncia para o e-mail: blogdomarcosilva@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!