05 – FATOS E PERSONAGENS QUE ENALTECEM A HISTÓRIA DE CODÓ

Continuem lendo sobre o título acima

  • JOGOS ESCOLARES CODOENSES – JECOs. Foram criados na gestão do prefeito José Inácio. Como sabem, um grande desportista, inclusive jogou em clubes da cidade, foi Presidente do Fabril por muito tempo, considerando-o uma de suas grandes paixões. Construiu o Ginásio de Esporte Deolindo Rodrigues, com quadras apropriadas para as práticas de Vôlei, Basquete, Handebol, Futsal e outros. Era Secretário de Desporto Lazer e Turismo – João Damasceno Vieira, que se identificou bastante com as atribuições que-lhe foram conferidas. Criou a Corrida de São Sebastião, que ainda hoje é realizada, com  a participação de atletas codoenses, inclusive  do Estado do Piauí.
  • A CIRETRAN EM CODÓ ( Circunscrição Regional de Trânsito). Este órgão que representa o DETRAM nos municípios, foi criado no governo João Castelo(1979-1982). O primeiro presidente da CIRETRAN em Codó foi José de Alencar Brandão, conhecido pela comunidade Codoense, como Zequinha do Padre, nomeado pelo governador João Castelo. Zequinha do Padre, exerceu suas funções de diretor da CIRETRAN com muito zelo e dignidade. Pessoa de fino trato, inclusive foi Vereador por 2 mandados, suplente de Juiz de Direito da Comarca e outras funções.
  • DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO EM CODÓ. A primeira Diretora Regional de Educação do Município de Codó, foi a professora Lúcia Maria Bayma Araújo, nomeada pelo então governador João Castelo, de quem foi chefe de gabinete. Foi um administração exitosa, correspondendo aos anseios das escolas do município de Codó, como também, dos municípios jurisdicionados à Regional de Codó. Lúcia Bayma como era chamada, filha de René de Matos Bayma e Lygia Nunes Bayma. Foi casada com empresário Leonel Araújo com quem teve os filhos: Luciane Maria Bayma Araújo, Lucélia Maria Bayma Araújo e Leonel Filho. Foi uma educadora comprometido com os objetivos da educação. Também diretora do Complexo Escolar Renê Bayma, localizado no Bairro São Francisco, desta cidade. Infelizmente, esta ilustre educadora faleceu na cidade de Imperatriz, vitima de uma acidente, aéreo no dia 18 de abril de 1984. A Escola Estadual Supletivo em Codó, ostenta o nome da ilustre educadora assim, como uma creche municipal (CMEI), no Bairro Codó Novo.
  • ULYSSES GUIMARÃES EM CODÓ. No dia 28 de julho de 1989, o presidenciável Ulysses Guimarães esteve em Codó com o seu companheiro de chapa (vice) Dr. Waldir Pires. Houve um grande comício na Praça Ferreira Bayma, marcando presença: ex-Ministro Renato Archer, Deputados federais: Haroldo Sabóia, Cid Carvalho, Jarbas Vasconcelos presidente nacional do (PMDB) Heraclito Fortes, prefeito de Teresina, entre outros, recepcionados pelo prefeito José Inácio, grande amigo de todos, principalmente de Renato Archer e Ulysses Guimarães. Os oradores, indistintamente, em seus discursos  fizeram alusão aquele momento político de grande importância, tendo como grande reverenciado Ulysses Guimarães, não somente por ser candidato a presidente da República, mas também pelos seus esforços à redemocratização do Pais e por ter sido um dos baluartes da nova Constituição Brasileira, promulgada a 05 de outubro de 1988.
  • A CAIXA ECÔNOMICA FEDERAL EM CODÓ. A agência deste importante órgão de credito, funcionou durante muito tempo em prédio localizado na esquina da Praça Ferreira Bayma em frente ao Banco do Brasil. Dentre os funcionários da época, destacam-se entre eles Sérgio Quinzeiro e a Sra. Julieta Branco Lima de Araújo (falecida). Por volta dos anos 90, exatamente em fevereiro de 1998, na gestão do prefeito Ricardo  Archer,  a agência da Caixa foi inaugurada em novas instalações, à Rua Afonso Pena, nesta cidade. Estiveram presentes nesta inauguração, além do prefeito Ricardo Archer o Gerente Geral Antônio Mendes Silva, o Superintendente Maurício Guarizimin  e também Gerentes de outras Agências no Maranhão, inclusive da Capital Teresina, as autoridades fizeram o uso da palavra, por ultimo, o Gerente da Agência, Sr. Adalberto. Seguramente esta importante casa de crédito, ha mais de 30 anos vem financiando o crédito nas diversas modalidades a que ela se propõe.
  • VITORINO DE BRITO FREIRE. O primeiro cidadão a receber a Cidadania Codoense, conforme Lei N°05 de 10 de fevereiro de 1949. O Sr. Vitorino Freire, natural do Estado de Pernambuco, mas chegando ao Maranhão nos idos de 40, tornou-se um grande político de expressão do Estado e da Capital Federal. Foi Deputado Federal, Senador da República, inclusive, com seu o grande prestigio político conseguiu eleger dois Governadores do Estado do Maranhão, Sebastião Archer da Silva e Eugênio Barros. É homenageado em Codó, com a Avenida que leva o seu nome, a partir da Avenida João Ribeiro até às margens do Rio Itapecuru, junto a Ponte de Concreto Armado. Esta Avenida, anteriormente foi denominada Rua da Bomba.       

        Tem mais…. Aguardem!!!

 

Codó-MA, dezembro de 2018  

Professor Carlos Gomes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!