A segunda sessão ordinária do ano de 2017, na 18° legislatura, transcorreu tranquilamente na Câmara Municipal de Codó. Muitas indicações foram apresentadas, discutidas e aprovadas pelos parlamentares codoenses.

O vereador Líder da oposição na casa, Rodrigo Figueiredo, tem participação de destaque e durante seu discurso na tribuna, o parlamentar lamentou que o posto de saúde do Km 17, esteja fechado desde o início da atual gestão do município. A medida adotada pelo prefeito Francisco Nagib, prejudica diretamente milhares de codoenses que precisam de atendimento e medicamentos.

“O posto de saúde de uma das maiores e mais importantes localidades do município de Codó, está fechado, sem consultas e nem se quer medicamentos básicos é encontrado no local, como o remédio para pressão alta, que é um dos mais básicos e fáceis de se encontrar, nem isso tem no posto de saúde do Km 17. Infelizmente, quem mais sofre com isso são as pessoas mais carentes, mais humildes, que não podem pagar uma saúde particular e dependem da saúde que não está sendo ofertada pela prefeitura de Codó, que tem sido extremamente insensível já nesse início de governo”, disse o vereador.

Restaurante Popular fechado

Mostrando-se mais uma vez preocupado com a população mais carente do município de Codó, o parlamentar codoense denunciou que o restaurante popular, que tem recursos garantidos pelo Governo do Estado, está fechado desde os primeiros dias de Janeiro de 2017. No local era servido alimentação saudável e nutritiva a baixo custo. Por apenas R$ 2 por refeição.

“É lamentável que que o restaurante popular esteja fechado, é uma vergonha para o município de Codó. O restaurante popular foi trazido na gestão do ex-prefeito Biné Figueiredo, na época foi o segundo ou terceiro restaurante popular instalado no Maranhão e o ex-prefeito Biné, com muita luta conseguiu trazer para Codó e na gestão de Biné Figueiredo funcionou plenamente bem. E desde que ele saiu do governo, o restaurante vem enfrentando dificuldades e agora chegou ao cúmulo de estar fechado, prejudicando muitas pessoas que precisam. Isso é falta de ação do governo, falta de zelo com as pessoas em Codó. Pedimos que a prefeitura, o mais rápido possível, reabra o restaurante popular e atenda a população como atendia anteriormente”, pediu o vereador.

Lei de 2007 é desrespeitada pelo poder público municipal

Criado através da lei N° 1451, o programa “Água para Todos”, foi desenvolvido pelo ex-prefeito Biné Figueiredo, com o objetivo de oferecer isenção do pagamento mensal do consumo de água das residências da classe de baixa renda do município. Apesar de ter sido aprovado pela Câmara Legislativa no ano de 2007, o projeto tem sido desrespeitado pelo novo prefeito de Codó, Francisco Nagib, é o que denunciou o vereador Rodrigo Figueiredo.

“O Água para todos foi um programa de grande alcance social, um dos melhores e maiores já instalados no município de Codó. O programa foi criado e instalado pelo ex-prefeito Biné figueiredo e o projeto foi colocado em prática em 2007, depois de ter sido aprovado na Câmara Municipal, através da lei N° 1451 (…). E agora para nossa tristeza e decepção, estamos vendo o nosso povo sofrendo, pois o atual governo está cobrando água de 2004, tem pessoas recebendo cobrança de contas de 13 anos atrás e inclusive recebendo ameaças de corte. Essas pessoas que estão sendo cobradas, são humildes e que não tem condições de pagar. O desespero dessas famílias tem sido grande e eles têm me procurado, como representante do povo que sou. Tenham certeza que todas as vezes que a comunidade precisar de mim, estarei à disposição, para ajudar e servir, representar e falar pela comunidade de Codó”, garantiu o edil.

ASCOM – VEREADOR RODRIGO FIGUEIREDO