Há muitas gerações os jogos são classificados como apenas como entretenimento, mas entender o que os torna tão cativantes tem sido alvo da ciência nas últimas décadas, dando início ao termo gamificação.

Compreender o que é gamificação gerou uma nova perspectiva em inúmeras áreas, pois seus métodos comprovam mais engajamento, motivação e feedback, contribuindo pelo desenvolvimento no espaço onde é aplicado. 

O que são técnicas de gamificação?

Entender as técnicas da gamificação é entender o porquê de nos sentirmos tão motivados em um jogo. Trata-se de um ambiente contextualmente motivado por metas e etapas, onde é estimulado no jogador o comportamento competitivo.

A gamificação seria o processo de adicionar as lógicas dos jogos para uma atividade que não envolva entretenimento, visando aumentar a produtividade dentro daquela área específica. 

Benefícios da gamificação

Os benefícios de uma experiência gamificada podem ser variados e oferecem chances elevadas de mudar toda uma estrutura organizacional e mudar o comportamento de todos os indivíduos envolvidos.

Engajamento

A gamificação implementada por empresas como a Gamefic pode fomentar o envolvimento das pessoas em determinada atividade ou tarefa, tornando mais interessante, divertido e mais significativo. A prática fornece um feedback mais imediato sobre seu desempenho durante o processo.

Trabalho em equipe

Em alguns casos, a gamificação pode incentivar uma melhor colaboração e trabalho em equipe entre membros do mesmo conjunto. Deixar claro o que gerenciar e como fazer isso na cabeça de cada membro que, ganha um feedback por isso, reforça naturalmente a colaboração.

Feedback imediato

A gamificação inclui sistemas de feedback que alertam constantemente os participantes sobre seu desempenho e progresso, proporcionando ajustes em tempo real e incentivando a evolução contínua.

Principais técnicas de gamificação

Jogos são coisas presentes na nossa natureza comportamental desde sempre e a grande sacada da gamificação está na adaptação de seus elementos para outros contextos, trazendo seus benefícios. Estes elementos seriam:

Metas

As metas são parte importante do processo de gamificação, pois estabelecem um senso de propósito e direção aos participantes da atividade, deixando o caminho mais claro e alcançável durante a busca pelo objetivo.

Regras

Regras são restrições que definem o que é permitido dentro do contexto em questão, para desafiar os participantes, para estimular o raciocínio estratégico, emoções, narrativas e promover o relacionamento entre os participantes.

Feedback

O feedback é uma informação sobre o andamento do seu progresso dentro da atividade. Na gamificação, o feedback pode ser apresentado de diversas formas, como pontos, medalhas, rankings, sons e mensagens. Basicamente é um pequeno reforço para incentivar o participante durante a jornada, dizer onde ele está e como ele progride.

Participação voluntária

A participação involuntária é um dos pontos mais interessantes e importantes da gamificação. É a técnica de chamar os participantes para o “jogo” sem que eles se sintam coagidos a ingressar na atividade. 

Dando um breve exemplo, seria como apresentar quais feedbacks, reforços e pontos o funcionário ganha ao participar de cursos complementares. Isso faria com que ele se sentisse mais motivado a participar e como consequência, melhorar o workflow da empresa.

Como aplicar a gamificação

Aplicar os fundamentos de gamificação em alguma atividade envolve conhecer como é o ambiente em que essa atividade se encontra, para, em seguida, iniciar o processo de adaptação conforme as particularidades desse ambiente. Veja uma lista de dicas para inspirar a gamificação no ambiente selecionado por você:

  • Conheça o seu público e seus interesses, necessidades e preferências;
  • Determine um problema a ser resolvido e defina a resolução como um dos objetivos;
  • Escolha os elementos e mecânicas mais adequadas para a atividade, como narrativas, feedbacks, rankings, medalhas, pontos, etc;
  • Idealize um design atrativo, desafiador e punitivo, significativo, e o mais importante; divertido;
  • Realize simulações e testes para ver quais estímulos o jogo irá gerar.

Exemplos de gamificação

Quando os conceitos de gamificação foram revisitados, as pessoas passaram a se associar com atividades relacionadas à produtividade, como; educação e treinamento, saúde e bem-estar, produtividade em equipe, marketing e engajamento do consumidor, recursos humanos e recrutamento e sustentabilidade e mudança de comportamento. 

Em saúde e bem-estar, por exemplo, temos aplicativos de rastreamento de atividades físicas que trabalham para motivar os usuários a atingir metas de exercícios e sono, assim também como os aplicativos de narrativas, como os que simulam fugas de zumbis e missões.

No caso de produtividade em equipe, temos ferramentas que organizam tarefas em quadros, cartões e listas, e os sistemas de CRM (Customer Relationship Management) que usufrui da gamificação para auxiliar equipes de vendas com pontuações e rankings. 

A gamificação é extremamente recomendada, podendo ser realizada em várias áreas da vida cotidiana, e utilizar suas técnicas pode trazer inúmeros benefícios para qualquer tipo de atividade. Conheça a Gamefic, uma solução mágica que pode potencializar as experiências da sua empresa com total responsabilidade, por profissionais altamente qualificados na área.