Marcelo Coelho discute em reunião ações para o Parque Estadual do Mirador

O Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Marcelo Coelho, reuniu-se com os secretários estaduais Antônio Nunes (Governo), Márcio Jerry (Comunicação e Assuntos Políticos) e o prefeito de Mirador, Roni Pereira, nesta quinta-feira (16.02), para tratar de questões sobre o Parque Estadual do Mirador, localizado na região do Médio Sertão.

Durante o encontro foi reafirmada a necessidade de esforços colaborativos com as prefeituras de Mirador, Fernando Falcão, Fortaleza dos Nogueiras, São Raimundo das Mangabeiras, Sambaíba, Loreto, São Feliz de Balsas, Benedito Leite e São Domingos do Azeitão, municípios que fazem fronteiras com o Parque para que seja feita a melhor gestão da maior Unidade de Conservação do Maranhão.

“O Parque do Mirador é uma unidade de conservação estadual, de responsabilidade nossa, mas é também uma preocupação do prefeito da cidade de Mirador, já que é muito próximo e fica ligado ao parque. Vamos fazer uma contrapartida, trabalhar junto com os municípios que são limítrofes do parque para nos ajudar no que for possível nessa gestão”, destacou o secretário Marcelo Coelho.

Colocando-se à disposição para ajudar no que for preciso, inclusive na interlocução com a comunidade, convidando-a para participar do processo de conservação do Parque, o prefeito Roni avaliou a reunião positivamente. “Saimos dessa reunião cheio de felicidade, acreditando que as coisas possam acontecer em nosso município, que é o quarto maior do estado, precisamos fortalecer a preservação ambiental do parque e essa reunião veio de encontro ao nosso objetivo de fazer parte dessa gestão”, pontuou o prefeito de Mirador.

Sobre o Parque

O Parque Estadual do Mirador (PEM) é uma Unidade de Conservação (UC), instituída pelo do Decreto 7.641, de 4 de junho de 1980, e alterado pela Lei n° 8.958, de 8 de maio de 2009. A unidade foi criada com o objetivo de salvaguardar as cabeceiras dos rios Itapecuru e Alpercatas, para conservar a potabilidade das águas e o potencial abastecedor desse recurso hídrico, do qual depende o abastecimento de várias cidades situadas no território dessa bacia hidrográfica. Com destaque para a capital do estado, São Luís, com mais de 1,5 milhões de habitantes.

O Parque Estadual do Mirador apresenta uma importância singular para a conservação de uma série de espécies animais e vegetais, incluindo aquelas que se inserem no topo da pirâmide ecológica, identificadas como as primeiras a desaparecerem, em função do seu grande requisito de áreas que compunham seu eco sistema.

Estudos preliminares detectaram no parque, a presença de pelo menos 13 espécies de mamíferos ameaçados de extinção. Como o gato do mato, onça vermelha, lobo guará, cachorro do mato, arara azul, dentre outros, com médio e baixo risco de desaparecimento.

ASCOM – SEMA