Felipe Camarão, Neto Evangelista, César Pires, Marcelo Coelho e Nagib inauguram escola construída pelo governo do estado no Km 17

O Governo do Maranhão entregou nesta sexta-feira (17), no município de Codó, Povoado Km 17, o Centro de Ensino Raimundo Pinheiro Pires, anexo do Centro de Ensino Mata Roma. Esta é a quarta escola entregue pelo governo nesta semana em diferentes regiões do estado. Já foram contempladas as cidades de Turilândia, Caxias e São João do Sóter.

A escola que dispõe de seis salas de aula, sala de professores, secretaria, laboratório de informática com instalações para 12 computadores, e atenderá à demanda do povoado e de comunidades vizinhas, beneficiando, já neste ano, 270 alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Médio.

“A chegada dessa escola é de suma importância para esse povoado e de outras comunidades vizinhas, porque vai ofertar Ensino Fundamental e Médio. Há uma grande expectativa dos alunos. Hoje é um marco a entrega da escola para a comunidade”, destacou o gestor geral Claudenir Corrê Araujo.

“Antes os estudantes precisavam ir para a sede pra estudar. Agora vai ter a facilidade de eles não irem mais pra lá e a gente não vai ter mais a preocupação de esperar nossos filhos, vindo de longe, da escola. Vão estudar perto de casa. Só tenho a agradecer. Amei a escola”, comentou Ediana Araujo de Sousa, moradora do povoado vizinho.

O líder da comunidade, Roberto Soares dos Reis também destacou a importância da nova escola. “Essa escola traz transformação e progresso para o nosso povoado. A expectativa é que a população aproveite o que a escola pode proporcionar, que é mudar a vida das pessoas”, avaliou.

“Todo mundo estava ansioso para essa escola sair. Tem muita gente precisando estudar. Achei a escola bonita”, comentou o estudante do 1º ano Ensino Médio, Felipe Vinícius.

Já professora de Goegrafia, Maria das Graças ressaltou que a escola contribuirá para elevar o índice de escolaridade da zona rural de Codó. “Sou professora de Ensino Médio e nossa expectativa para esse nível de ensino é a qualidade ofertada para os alunos da zona rural, para que eles seja verdadeiros cidadãos”, disse.

A nova escola de Codó foi entregue pelo secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, representando o governador Flávio Dino; o secretário de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista; e o prefeito de Codó, Francisco Nagib, com presença do deputado estadual, César Pires, vereadores e demais autoridades do município.

“A escola de Codó é mais um obra que impactará na melhoria da qualidade de vida das pessoas. O governador da educação, como está sendo chamado o governador Flávio Dino, está marcando a vida daqueles que durante anos foram esquecidos, e não tiveram acesso a políticas públicas como a educação. Portanto, a entrega desta escola e das demais, que entregamos e ainda entregaremos nestes dias, representa a sensibilidade de um governo que tem o compromisso com educação”, realçou secretário Felipe Camarão.

Após a inauguração, por determinação do governador Flávio Dino, a equipe da Seduc vistoriou duas escolas estaduais nos município de Peritoró e uma em Santo Antônio dos Lopes. Na ocasião foi feito levantamento situacional e o secretário Felipe Camarão conversou com estudantes e professores.

Neste sábado (18), o governo entregará na cidade de São Vicente Férrer, na baixada maranhense, receber do Governo do Maranhão o Centro de Ensino Ana Mota, cuja obra iniciada em 2009 estava inacabada. A escola, agora concluída, além das seis salas de aula, dispõe de secretária, sala de professores, laboratório de informática, espaço para biblioteca e atenderá cerca de 300 alunos da sede e de povoados vizinhos.

Fonte: Seduc
Fotos/Divulgação