Falta de merenda escolar deixa alunos sem ânimo para estudar em Codó

                                                     Imagem Ilustrativa

Milhares de alunos das escolas municipais de Codó, estão sem merenda escolar. A falta da alimentação atinge as escolas desde o início das aulas, no dia 20 de fevereiro. Na hora do intervalo só lancham os alunos que levaram algum alimento de casa.

A falta de comida é mais preocupante nas escolas onde os estudantes são crianças de 03 a 10 anos de idade. Nessas instituições de ensino, os meninos e meninas chegam às 7 da manhã e só retornam para suas casas às 11:00, é um período muito longo sem comer, que acaba dificultado no aprendizado.

Vários pais de crianças que estudam na Escola Municipal Santa Filomena, no Bairro Santo Antônio, estão extremamente preocupados com a situação. Dona Maria de jesus, de 67 anos, nos confirmou que a partir desta quarta-feira (22) pretende buscar mais cedo seu neto de 6 anos de idade.

“Infelizmente meu neto não tem como trazer merenda de casa todos os dias, se o prefeito não resolver essa situação, eu serei obrigada a levar meu netinho mais cedo para casa”, lamentou a aposentada.

A situação se repete na Escola Municipal Estevão Ângelo de Souza, também no bairro Santo Antônio. No local um dos estudantes nos confirmou que não existe distribuição de merenda escolar desde o início das aulas. Demonstrando uma aparente tristeza com o problema, o jovem que não quis se identificar, disse que o desanimo aparece com a fome.

“Não tem como estudar com fome, fico logo desanimado. Meu maior desejo é que o horário acabe logo para que eu possa ir para casa comer”, disse.

O recurso da merenda escolar não atrasa

O Programa Nacional de Alimentação Escolar, (PNAE), mensalmente e religiosamente, deposita o recurso na conta das secretarias de educação em todo o país. O repasse é feito diretamente aos estados e municípios, com base no Censo Escolar realizado no ano anterior ao do atendimento.

Portanto, não tem desculpa para a falta de merenda escolar nas escolas do município.

error: Content is protected !!