Arlindo Salazar faz crítica a foto utilizada no site da Prefeitura de Codó

Pretos e pardos são a maioria da população codoense, de acordo com os dados do Censo do IBGE de 2010, cerca de 83% dos habitantes do município de Codó pertencem a essa categoria.

Com um número tão grande de pessoas que se autodeclaram pretas ou pardas, seria comum que o poder público municipal implantasse políticas públicas para a igualdade racial em Codó. Mas, diferente disso, o prefeito Francisco Nagib acabou com a Secretaria Municipal de Cultura e Igualdade Racial, transformando em pequenos departamentos.

Apesar ter de uma população onde a grande maioria são pretos ou pardos, a cidade de Codó é coberta por injustiça e discriminação. A o site da Prefeitura Municipal, por exemplo, traz na primeira página uma foto de uma família aparentemente composta por pessoas que não são codoenses e possuem claramente traços europeus. A imagem chamou a atenção do ex-gerente da Receita Federal, Arlindo Salazar, que fez uma pequena critica a atitude do governo, em usar a fotografia de uma “família de pele clara, caucasiana, com traços europeus”.