Zé Francisco será denunciado ao MP após deixar de publicar nomeações para esconder nepotismo

Vereadores oposicionistas pretendem denunciar Zé Francisco (PSD) ao Ministério Público (MP) após o prefeito deixar de publicar nomeações no Portal da Transparência para supostamente esconder os casos de nepotismo em seu governo.

De acordo com informações apuradas pelo Blog do Marco Silva, Zé Francisco teria dado a ordem para sua equipe deixar de publicar as nomeações para evitar as críticas ao seu governo. O prefeito teria ficado incomodado com a repercussão negativa sobre a divulgação da contratação de sua sobrinha com salário de R$ 5 mil.

Fontes dentro da prefeitura garantem que o médico empregou no governo grande parte de seus parentes e de sua esposa, a primeira-dama Irene Neres. Todos ocupando os melhores cargos do executivo municipal.

A legislação brasileira determina que todos os poderes, entes federados e órgãos da Administração Pública façam as publicações de seus atos administrativos.

Nepotismo

A indicação de parentes até o terceiro grau para cargos públicos é proibida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2008. Há, contudo, um entendimento da própria Corte que permite a nomeação de familiares em cargos de agentes políticos. Mas, para isso, é necessário que seja comprovada a aptidão técnica do nomeado.

Alguns juristas avaliam que a questão é subjetiva e pode ser considerada nepotismo. Afinal, o gestor está beneficiando um parente ao indicá-lo para o cargo.

17 Comentários

  1. desde quando essa lei funciona?

    sem contar quer pagar um salario de miséria pros contratados… onde já se viu professor seletivado ganhar 1.100 fala serio… procure valorizar!

  2. A sua fonte não é segura.
    Já ouvi de vereadores de oposição que não tem interesse em denunciar nada.
    A verdade é que muitos integrantes do próprio governo e vereadores do lado do prefeito é que tem esse interesse em afastar pessoas que possivelmente seriam parentes para poder colocar outros de interesse destes que apoiam o próprio prefeito.

    • Aí é o conhecido 🔥 fogo amigo

    • AS MENTIRAS DO GRUPO LIBERTA CODÓ:
      NA CAMPANHA POLITICA O ENTAO CANDIDATO ZE FRANCISCO FEZ DECLARACOES DE COMO SERIA O SEU GOVERNO. FIZERAM MUITAS CRITICAS AO GOVERNO DO FRANCISCO NAGIB.
      ELEITO MOSTROU SUA VERDADEIRA FACE. DISSE AOS PROFESSORES QUE FARIA A DISTRIBUICAO DO FUNDEF NOS 60 POR CENTO DOS PROFESSORES, MESMO SABENDO QUE ERA ILEGAL. CRITICOU AS CONTRATACOES FEITAS E AGORA COM A APROVACAO DA CAMARA SUBSERVIENTE ESTA COMETENDO UM CRIME. FALOU EM TRANSPARENCIA E ENGANOU E ESCONDEU AS NOMEACOES DE PARENTES.. PROMETEU PAGAR OS SERVIDORES DA SAUDE. NAO PAGOU. FALOU EM GOVERNO HONESTO E COLOCOU UM CORRUPTO NA DIRECAO DO SAAE. RESUMINDO UM GRANDE FANFARRAO MENTIROSO E ENGANADOR. QUERIA MESMO ERA SENTAR NA CADEIRA DE PREFEITO. ENGANOU MUITA GENTE.

      • Seu Riba vc indagou tudo o que esta ocorrendo, parentela toda de cargos ai de chefia, o povo que apoio de fora, muito contra dentro, corruptos em cargos e gente sem noção de administra funções especificas no lugar de pessoas com qualificação pertinente. Sem concurso, Se saúde, sem iluminação publica adequada. e vai começar a farra das licitações

      • O prefeito ainda nem começou e você já quer atacar, o governo passado só tinha interesse em praças e esquecia das famílias. Desempregou muita gente e muitos pais de família tiveram que sair da sua terra natal para trabalhar em outras cidades para sobreviver.

  3. zé francisco, está me decepcionado a cada dia que passa, to chegando a conclusão, que todos politicos são iguais.

    • Francisco,

      Zé Francisco, Zito, Nagib, etc…, não são políticos, eles são politiqueiros.

      O governo atual está repleto de politiqueiros, por isso essa briga interna.

  4. Francisco, é porque você deve ter pouca idade e, conhece pouco de política.

    E quanto ao Graciliano, que muito se expressa, foi plausível o trabalho do ex prefeito, Frsc. Nagib, haja vistas, as quantidades de obras realizadas.

    Por isso, defendo a educação, pois com está, conseguimos até valorizar o menos ruim, de todos os outros.

  5. Eu como cidadão quero ver no portal da transparência, para ele pagar estes parentes vai ter que prestar contas no portal. Estou esperando para ver . Concurso nós mais diversos cargos ele não quer fazer.

  6. Engraçado no municipio o zé mané emprega os competentes parentes dele e da primeira dama. Porque não empregar em sua clinica, atirar com polvora aleia e muito bom.

  7. Tem jeito mesmo não.
    Todos os políticos são iguais.
    Votei no dr. Zé Francisco, não por ele ser bom. Mas porque Zito, era a continuação de Nagib que pra mim era muito ruim.
    E o Dr. Ainda não tinha tido a chance de mostrar como seria.
    Mas já vi que vai ser igual aos outros.

  8. VAI SER RUIM ASSIM NA CADA DO CA……….

  9. Codó tem que engolir caladinho! Chupa que tá doce!

  10. Como faz pra denunciar também das sei de umas tretas?? e queria ver o protocolo da ultima denuncia que esta em uma materia da sobrinha…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *