Zé Francisco chama de mentirosa decisão do TSE que o tornou inelegível

Mostrando-se visivelmente abalado com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o tornou inelegível pelo período de oito anos, o médico Zé Francisco (PSD), candidato a prefeito de Codó, divulgou um vídeo nas redes sociais taxando de mentirosa a decisão da instância jurídica máxima da Justiça Eleitoral brasileira.

No vídeo, Zé Francisco afirma que o prefeito Francisco Nagib e o candidato a prefeito Zito Rolim seriam os responsáveis pela divulgação da decisão que supostamente o tira da disputa eleitoral de 2020. O médico diz que a informação não é verdadeira e reafirma sua candidatura à prefeito.

“Hoje, olhando nas redes sociais eu vi mais uma mentira dos meus adversários. O prefeito e seu candidato botando nas redes sociais que eu não posso ser candidato. Que mentira grande, que desespero. Eu vejo medo e desespero dessas pessoas que estão aí 12 anos no poder, e com muito medo e desespero inventando essas mentiras ao nosso respeito. Nada impede nossa candidatura”, afirmou o médico.

Informação falsa

Zé Francisco também disse no vídeo que o TSE teria anulado todos os processos eleitorais relacionados ao ano de 2012. A informação é falsa. Na verdade, o Tribunal de Justiça Eleitoral decidiu recentemente que as causas de inelegibilidade que acabam em 7 de outubro, oito anos após o pleito de 2012, não podem ser prorrogadas para 15 de novembro. No entanto, essa decisão não extingue os processos que tramitam na Justiça Eleitoral, apenas os casos de inelegibilidade que deixam de valer após o dia 7 de outubro.

O médico não explicou no vídeo que poderá ser impedido de registrar sua candidatura a prefeito nas eleições de 2020. Pois, segundo advogados consultados pelo Blog do Marco Silva, lembraram que a condição de inelegibilidade de Zé Francisco acaba somente no dia 7 de outubro, onze dias depois do prazo final para os partidos políticos e as coligações apresentarem à Justiça Eleitoral o requerimento de registro de seus candidatos. A data limite é próximo sábado (26).

Sobre a publicação

É importante destacar que em nenhum momento o Blog do Marco Silva publicou a informação de que Zé Francisco não será candidato a prefeito de Codó nas eleições de 2020. Seria irresponsável e leviano se divulgássemos tal fato.

O que foi publicado nesta página de notícias, a mais acessada e respeitada do Maranhão, é que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acolheu o pedido de liminar ajuizada pelo Ministério Público (MP) Eleitoral no Maranhão e condenou o prefeito do município de Codó (MA), Francisco Nagib Buzar de Oliveira, e o vice-prefeito, José Francisco Lima Neres, por abuso de poder econômico e compra de votos nas eleições de 2012.

De acordo com a sentença do vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, Francisco Nagib e Zé Francisco foram condenados a cassação do registro, inelegibilidade pelo prazo de oito anos e pagamento de multa no valor de 10 mil UFIR, pela prática de abuso de poder econômico e compra de votos.

Agora cabe aos advogados de Zé Francisco trabalharem intensamente para reverter a situação do médico e conseguir o registro de sua candidatura.

18 Comentários

  1. Isso tá parecendo a luta do BEM contra o MAL. Do lado mal e da destruição está o Chiquinho Oliveira, causador de muitas dores e pragas, aquele que quer a todo custo assolar a nossa cidade. Juntamente com ele fazendo parte do trio das trevas está também seu filho Nagib e Zito Rolim. Do ouro lado, sofrendo todos os ataques está o médico Zé Francisco e o povão, compondo o lado do BEM, o lado das pessoas de bem e trabalhadoras.
    O BEM VENCERÁ O MAL E SUAS TRAPAÇAS.

    • Que assim seja, pelo bem do povo codoense!

      Muda Codó, Fora 12!

    • Maior gerador de empresa nessa tua cidade, tu vem escrever besteira.

      • Empresas essas que exploram o trabalhador local, prejudicando os pequenos comercios, dificultando a entrada de outros investidores, pois as empresas que hoje codo possuem so estao aqui hoje pois de alguma forma beneficia a familia Oliveira

    • Pacífico Martins dos Santos

      ZÉ FRANCISCO é do lado do bem? Fala sério né, um irresponsável que se xinga de médico, no período em que o povo mais precisou dele no tratamento da COVID-19, ele foi, é e sempre será um tremendo de covarde, se escondeu para não ter contato com as pessoas. E agora taí se fazendo de bonzinho, querendo ser o salvador da pátria. Ah, dá licença vai, se essa praga é do bem, que DEUS e a Virgem Mãe MARIA Santíssima nos livre dele ganhar, mas se ele ganhar pra prefeito, a cidade de Codó vai se transformar num verdadeiro inferno. Por que é desse tipo de vigarista bancando o bonzinho (que você diz ser do lado do bem) que o inferno está cheio!

      • PACÍFICO, essa história de chamar o médico de covarde por causa do coronavírus não cola. O Zé Francisco não é funcionário público, é um médico que atende no seu consultório e vive disso. Enquanto Nagib recebeu 11 milhões de reais para cuidar do codoense, o que ele fez??. Nagib não é covarde, ele é corrupto, tomou para si o que é público. Quanto o Zé Francisco recebeu pra ajudar no combate ao vírus?. Essa balela de covarde é coisa de doente e frustrado como você, que quer absolver o verdadeiro culpado e caluniar quem nada ou pouco pode fazer contra um vírus mortal. Teu prefeito disse que gastou 8 milhões na construção/reforma de uma escola, 19 milhões em tablets e bicicletas, 19 milhões em convênio com a ADM Médica desse tal de Dr. Júnior que é candidato em Peritoró e mais 11 milhões para o combate do vírus, isso tudo nesse ano de 2020. Pacífico isso tudo é um deboche, um descaso feito na nossa cara. E não esqueça que esse não houve aulas. Te faço outra pergunta, o que o Zito Rolim fez para combater a covid 19?. Enquanto Nagib metia a mão no nosso dinheiro, o Zito já articulava uma maneira de tirá-lo do páreo, e conseguiu!. Só que o Chiquinho Oliveira já planeja uma forma de cassar seu mandato e o vice assuma. Esse teu grupo é assustador, é uma querendo matar o outro, isso é um imbróglio do inferno. Isso não é de Deus, é coisa de gente do mal.

  2. O que diz a súmula do TSE:

    SÚMULA – TSE No. 70

    O TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL, no uso das atribuições que lhe confere o art. 23, inciso XV, do Código Eleitoral, resolve aprovar a proposta de edição do seguinte verbete de súmula:

    O encerramento do prazo de inelegibilidade antes do dia da eleição constitui fato superveniente que afasta a inelegibilidade, nos termos do art. 11, § 10, da Lei nº 9.504/1997.

    O que diz a Lei Eleitoral:

    Lei nº 9.504 de 30 de Setembro de 1997
    Estabelece normas para as eleições.
    Art. 11. Os partidos e coligações solicitarão à Justiça Eleitoral o registro de seus candidatos até as dezenove horas do dia 15 de agosto do ano em que se realizarem as eleições. (Redação dada pela Lei nº 13.165, de 2015)

    § 10. As condições de elegibilidade e as causas de inelegibilidade devem ser aferidas no momento da formalização do pedido de registro da candidatura, ressalvadas as alterações, fáticas ou jurídicas, supervenientes ao registro que afastem a inelegibilidade. (Incluído pela Lei nº 12.034, de 2009)

    Um caso análogo:

    https://www.luizarmandocosta.com.br/pv-refuta-inelegibilidade-de-lelis-e-com-boa-dose-de-razao-ha-jurisprudencia-favoravel-e-a-sumula-70-do-tse-mas-nao-sem-questionamentos/

    Resumindo, a candidatura é possível SIM, desde que a inelegibilidade termine antes da eleição. Mas devido à VOLATILIDADE JURÍDICA, cada caso é um caso.

    E outro detalhe, a possibilidade de uma vitória por W.O. não é descartada. Acesse o link abaixo e veja:

    https://apps.mpma.mp.br/transparencia/simp/detalhe.html?registro=001310-259/2019

    Muda Codó, Fora 12!

  3. Isso já está parecendo desespero do Nagib.

    • Não apenas dele, mas do partido e seus apoiadores.

      Nagib é passado, suas próprias ações o levarão ao ostracismo político.

      É necessário termos cuidado com “o lobo em pele de cordeiro”.

      Muda Codó, Fora 12!

  4. Eu já tinha visto muita coisa em política, mas agora o negócio ficou fora do normal. As pessoas vêem isso como desespero. Por qual motivo o Chiquim e o Zito tão armando tanta mutreta??
    Porque votar num grupo desse, parece que tão ficando loucos e desperados. Tô fora siou.

  5. toda a midia de codo comprada pela familia Oliveira, todas as materias sao tedenciosas, marcos silva vc como jornalista deveria ser imparcial e nao se vender como esta demostrando em todas suas materias

  6. Vou transferir meu título pra timbiras votar no Professor Gil.

  7. Pra vcs terem uma noção do quanto rola dinheiro nessa prefeitura, porque se não tivesse dinheiro ninguém ia brigar por ela. Dois grupos famintos pelo poder do dinheiro e um bando
    de besta (povo) brigando pensando que eles estão fazendo tudo isso em prol da população, pura balela, ali é interesse próprio de seus pares, vamos acordar população, vcs acham que a família Figueiredo, Oliveiras, Rolim, estão nessa sim para ajudar o povo, esqueça. Vamos dar uma chance ao novo, pessoas com ideias novas sem essa politicagem do toma lá dá cá. Vamos aproveitar e fazer uma faxina nessa Câmara de vereadores que só pensam neles e usam muitos eleitores no cabresto com gado deles.

  8. Fico em casa,mas não voto em nenhum dos dois.

    • Existe uma terceira via.

      Caso você tenha interesse em conhecer, dialogue com os candidatos do 36. Nosso grupo é o único, até o momento, que possui plano de governo registrado no TRE MA.

      Muda Codó, Fora 12!

  9. Quero que se lasquem. Nenhum ai fazer coisa nenhuma pelo povo. Se eu resolver votar talvez eu pule para 36. Quando se elegem é só pra perseguir, se o z se eleger vai lê na cartilha do FN perseguição e perseguição. O Zé amarrado até o último fio de cabelo, comprometido com gente que só vai querer sugar, não é pelo Zé mas pela corja que está acompanhando ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!