Mais uma farmácia codoense é denunciada por não cumprir a lei que determina atendimento ininterrupto à comunidade nos dias de plantão. Um vídeo gravado por um codoense na noite desta quarta-feira (19) mostra o estabelecimento comercial com os portões totalmente fechados e, aparentemente, sem nenhum funcionário para atender os clientes.

Nas imagens, o homem aparece batendo várias vezes no portão da farmácia e nenhum funcionário aparece para atendê-lo.

Assista:

O que diz a Lei

O Artigo 56 da Lei 5991/73 determina que as farmácias e drogarias são obrigadas a oferecer atendimento ininterrupto à comunidade nos dias de plantão.

O Estado do Maranhão, através da Portaria Nº 07/87, afirma que o estabelecimento escalado para plantão deverá ficar com pelo menos uma portinhola aberta e luzes acesas durante à noite. O plantão deverá iniciar às 6 horas e finalizar às 6 horas do dia seguinte.

A Portaria alerta que o descumprimento ao plantão será considerado falta grave, nos termos do Art. 274 da Lei 4.588, e ensejará, de imediato, o fechamento do estabelecimento por 24 horas, por parte do órgão fiscalizador, independentemente, da abertura do inquérito policial para apurar a responsabilidade penal do (s) infrator (es).