O município de Estreito completa 39 anos de emancipação política e para comemorar a data, o vice-governador Carlos Brandão anunciou ações de infraestrutura do Governo do Estado para a região. Em visita à cidade, nesta quarta-feira (12), Brandão autorizou a obra de modernização e urbanização da Avenida Santos Dummont, construção de um anel viário como novo acesso à região. A agenda incluiu ainda visita à Porto Franco, onde Brandão inaugurou ala para tratamento da Covid-19, no hospital regional.

“É uma alegria estar participando do aniversário da cidade de Estreito, e nesse momento, aproveitamos para fazer o que mais gostamos: uma parceria institucional. Com este pacote de obras infraestruturais, a região vai crescer, fortalecendo o desenvolvimento do comércio e a economia local”, pontuou o vice-governador Carlos Brandão.

A Avenida Santos Dumont, via muito importante da cidade, será toda urbanizada e vai receber nova iluminação. Já o novo acesso ao município vai partir da da BR-010, em Imperatriz. “Já há um acesso à cidade e faremos outro. No dia do seu aniversário, Estreito ganha esse grande presente, uma relação de parceria que o Governo do Estado tem com os municípios”, frisou Brandão.

Em Porto Franco, Carlos Brandão inauguração uma a Ala Covid-19, no Hospital e Maternidade Aderson Marinho, além de leitos de enfermaria. A ala é destinada exclusivamente ao atendimento de pacientes com Covid-19. São 10 leitos de UTI e 19 enfermaria. A entrega é fruto da parceria prefeitura e Governo do Estado. O Governo realizou ainda a adequação em nove leitos de ala para outros tratamentos e promoveu incremento na equipe médica do hospital. As entregas marcaram o Dia do Profissional de Enfermagem, comemorado nesta quarta (12).

“Esse trabalho que o Governo está realizando na reestruturação da rede física estadual de saúde, em todas as regionais, contemplando o Maranhão inteiro. Porto Franco é contemplado agora com essa ala voltada para o tratamento e medidas preventivas contra a Covid-19. A cidade já possui essa aptidão, por ter um polo de saúde e por isso, a implantação. Nessa parceria com a prefeitura vamos evitar muitas mortes e salvar muitas vidas. Porto Franco merecia por atender toda a região, pois o município é um polo de saúde. Um momento muito importante para nós, estarmos inaugurando essa unidade aqui e fazendo um grande avanço na saúde do Maranhão”, enfatizou Brandão. 

Carlos Brandão reforçou o destaque nacional do Maranhão, no combate à Covid-19. “Isso se deve ao investimento feito em todas as regiões, fazendo com que o estado se destacasse como o que melhor combateu a doença no Brasil. Temos o menor número de óbitos por habitantes. Construímos, reformamos, reaparelhamos vários hospitais e instalamos UTI, que praticamente não havia no interior. Também garantimos as vacinas, construímos hospitais de campanha e estruturando a rede. É um avanço significativo”, avaliou o vice-governador.

O prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo, avaliou como sendo de muita responsabilidade a parceria com o Governo do Estado para as realizações no município. “O Hospital Aderson Marinho, que já é um polo que atende seis outros municípios e pacientes que chegam por sermos cidade polo, com esse serviço, será ainda mais importante, principalmente neste momento em que o país e o mundo precisa passar pela Covid-19 para retomar suas atividades econômicas e sociais. O Maranhão dá exemplo, através da gestão Flávio Dino, com a mais baixa mortalidade entre os estados do Brasil e a atuação responsável no tratamento à Covid-19”, reiterou.