Em ritmo de festejo junino, o sotaque predominante é de imunização pela vida. Assim tem sido o Arraial da Vacinação contra a Covid-19, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com as prefeituras.

O vice-governador do Estado do Maranhão, Carlos Brandão, esteve no Shopping Pátio Norte acompanhando todo o processo de vacinação. Ele comentou que a expectativa é de superar o sucesso da primeira edição. Apenas na madrugada de sexta para sábado, 1.700 (mil e setecentas) pessoas receberam a primeira dose do imunizante.

“Estamos aqui no Pátio Norte, na Estrada de Ribamar [MA-201], no drive-thru, participando de mais um mutirão. No primeiro, a gente conseguiu vacinar 4.800 (quatro mil e oitocentas) pessoas, em 28 horas ininterruptas. Agora, neste mutirão, serão 41 horas. A previsão é de que a gente vacine 7.000 (sete mil) pessoas na Grande Ilha”, disse o vice-governador. 

Esta é a segunda edição do mutirão, que teve início na última sexta-feira (11), às 19h, e segue até as 12h de domingo (13). As 41 horas ininterruptas de vacinação têm como estimativa vacinar 7.000 (sete mil) pessoas a partir de 29 anos de idade, residentes em São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e São Luís.

E assim como na primeira edição, a Secretaria de Estado da Cultura (Secma) tem promovido músicas e apresentações típicas do período junino, com intuito de tornar o ambiente lúdico e agradável para quem aguarda a vez de receber a dose.

Mutirão nos interiores

Ele informou que o mutirão será estendido para interiores como Timon, Caxias, Imperatriz, Açailândia, Balsas, Barreirinhas e aproveitou para fazer um pedido à população maranhense: “Que todos continuem usando máscara. Isso vai ajudar a salvar vidas”. 

Um dos municípios citados por Brandão, Timon, a cerca de 450 km de São Luís, já conta com o mutirão, que acontece neste sábado (12), das 8h às 18h, em sistema drive-thru. O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, reiterou em suas redes sociais.  

“Em Timon, o Arraial da Vacinação já começou! Se você tem 50 anos ou mais, corre lá no Cocais Shopping.”

Reconhecimento
A adesão e conscientização dos maranhenses têm correspondido à expectativa, um exemplo é o do vendedor Moisés Silva, que agradeceu pela iniciativa e finalmente conseguiu comemorar sua vez de dar um grande passo para a imunização.

“Eu queria parabenizar todos os organizadores pela iniciativa de fazer esse mutirão aqui da vacina e agradecer, porque já fui vacinado. Eu estava esperando essa vacina há muito tempo. E dizer que aqui para nós é um marco, está todo mundo se vacinando, e orar, pedir a Deus para que todo mundo se vacine o mais rápido possível, para que essa fase tão difícil passe”, disse Moisés Silva.

“Uma sensação única. Só mesmo quem já tomou a vacina, quem está tendo a oportunidade de tomar, é quem sabe. Estou muito feliz e muito grata com a colaboração de todos”, resumiu a auxiliar de cozinha Keite Silva.

Arraial do Namorados

Em homenagem àqueles que decidem juntos viver uma história de amor, o Arraial da Vacinação deste sábado, 12 de junho, contou também com outra denominação: “Arraial dos Namorados”.

“Desta vez, estamos colocando o nome de Arraial dos Namorados, com o objetivo de atender os municípios da Grande Ilha. O Governo do Estado tem feito isso não só na capital, mas também no interior, adotando diversas iniciativas, fornecendo mão de obra, logística necessária, tendo como objetivo principal fazer com que as vacinas disponíveis no estado possam chegar mais rapidamente ao braço do cidadão maranhense”, explicou o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcos Grande.  

Para receber a dose, além de ter a partir de 29 anos de idade, é necessário apresentar documento com foto, comprovante de residência, cartão de vacinação e cartão do SUS.