Durante a 12ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, os vereadores realizaram audiência com Coordenador do Procon no município Tome Mota. “Passamos aqui aos vereadores as atividades que o Procon vem realizando durante o período de pandemia, como notificação de farmácias e a fiscalização dos comércios para que não se pratique os preços abusivos. É necessário que os consumidores formalizem as denúncias para que possamos atuar com mais objetividade e resultado. Também é necessário que se faça a municipalização do Procon de Codó”, explicou o coordenador.

Além das ações do Procon para evitar a prática de preços abusivos, também foi tratado sobre a municipalização da autarquia, como comentou o vereador Delegado Rômulo. “Como sabemos já existe uma Lei na câmara, lei de 1994, que solicitava a municipalização. No entanto essa lei era de um vereador e hoje está inconstitucional, pois a iniciativa tem que partir do Executivo. Portanto agora aguardamos que o prefeito envie esse Projeto de Lei para que possamos deliberar sobre a municipalização do Procon Codó”.

Audiência com representantes da Saúde   

Na 12ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, também foi realizada uma audiência sobre as ações de combate ao novo corona-vírus no município. Estavam presentes o Secretário Municipal de Saúde, Suelson Sales, e o Presidente do Comitê de Prevenção e Combate ao Covid-19 em Codó, o vice-prefeito Ricardo Torres. “Hoje foi um encontro muito proveitoso, onde tivemos a oportunidade de atualizar a todos os presentes sobre o avanço da doença em nossa cidade e todas as ações de combate, a nossa capacidade de atendimento a população, e a as providencias para ampliação dessa capacidade de atendimento”. 

Na oportunidade, os parlamentares puderam fazer perguntas e tirar suas dúvidas em relação ao avanço da transmissão do vírus em Codó e as medidas tomadas pelo Executivo para o combate a pandemia. “O governo tem mantido seu foco no combate ao corona-vírus, uma luta árdua a um inimigo comum. E hoje tivemos a oportunidade de tirar dúvidas, nos atualizar sobre as ações e a futura ampliação de nossa capacidade de prestar assistência médica adequada e de qualidade a nossa população”, comentou o vereador Pastor Max.

O presidente da Câmara, Vereador Leonel Filho, falou sobre as inúmeras demandas que chegam ao parlamento, a estrutura que os vereadores encontram para realizarem seus trabalhos e avaliou de forma muito positiva o encontro e as discussões entre os parlamentares e os representantes do Procon e da Saúde no Município. “Veja que as demandas da câmara são enormes. Por isso o parlamento não pode parar. As sessões cumprem todas as recomendações da saúde, mas tem que acontecer, pois são indispensáveis para a saúde, educação e infraestrutura do nosso município. E hoje essas audiências foram muito produtivas e de grande valia para as melhorias em nossa cidade em todas as áreas”.

Ascom – CMC