Veja as obras que estão ampliando o atendimento de saúde no Maranhão

O Maranhão mantém uma série de obras em execução neste momento para expandir o atendimento na saúde. São investimentos feitos pelo Governo do Estado para continuar abrindo e ampliando hospitais em diversas regiões. 

Veja algumas destas obras em curso:

Hospital da Ilha

Localizado no bairro Turu, em São Luís, as obras estão em estágio avançado com diversas equipes trabalhando em diferentes setores. Serão 212 leitos na primeira etapa, prevista para ser entregue em 2021. 

Hospital da Ilha (Foto: Divulgação)

As obras já englobam parte externa, pavimentação, conclusão do sistema de esgoto e drenagem, revestimento e pintura interna, instalação elétrica e hidráulica. 

A maior obra da área da saúde no estado contará com centros cirúrgicos, UTIs e unidades de tratamentos especializados.

Policlínica de Açailândia

As obras estão modernizando o prédio onde funcionará a primeira Policlínica do município. Isso ajudará a descentralizar os serviços especializados de saúde, que hoje estão concentrados na cidade de Imperatriz.

A Policlínica vai funcionar na Rua Bom Jesus, Centro, com consultas nas áreas de mastologia, urologia, dermatologia, otorrinolaringologia, cardiologia, oftalmologia e proctologia. 

Haverá ainda exames de radiologia, eletrocardiograma, ecocardiograma, holter, M.A.P.A, endoscopia, análise clínica, ultrassonografia e mamografia.

Expansão do Hospital Aquiles Lisboa

As obras estão avançadas. Serão mais 50 novos leitos para atender a região Itaqui-Bacanga, na capital. No total, serão 70 leitos. 

Os novos leitos funcionarão como retaguarda clínica para aliviar a demanda das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital, em especial da UPA Itaqui-Bacanga. 

Em uma segunda etapa da obra, o Hospital Aquiles Lisboa também ganhará um Centro Cirúrgico e, com isso, passará a ser uma unidade referência em procedimentos.   

Sorrir em Presidente Dutra

Em breve, a Policlínica de Presidente Dutra vai receber a primeira unidade do Sorrir fora da capital. São dentistas e profissionais prontos para atender diversos casos. 

Isso vai evitar o deslocamento de pacientes até a capital para receber atendimentos odontológicos. 

Hemodiálise em Balsas

O Centro de Hemodiálise de Balsas está em fase de conclusão. É para tratamento de pacientes que sofrem com doença renal crônica e necessitam de assistência para realizar sessões de hemodiálise.

O centro vai ajudar quem precisa se deslocar por muitos quilômetros até Imperatriz ou mesmo morar em outras cidades para realizar esse tratamento.

O novo Centro de Hemodiálise vai atender pacientes dos 13 municípios da regional de Balsas. A capacidade é de 60 a 90 pacientes por dia.

Socorrão de Imperatriz

Nesta semana, o governador Flávio Dino anunciou o início da construção do Socorrão de Imperatriz. “Concluímos as etapas preliminares, como a desapropriação do terreno, finalização da licitação, contratação da empresa e começaremos as obras na próxima semana”, afirmou. 

Na primeira etapa de implantação, serão 131 leitos, que poderão ser expandidos para até 400. O investimento inicial previsto será de aproximadamente R$ 70 milhões, para uma estrutura hospitalar que envolve, além dos leitos, salas de medicamentos, observação adulta e pediátrica, coletas, cirurgias, raio-x, tomografia, ultrassonografia, eletrocardiograma, endoscopia e colonoscopia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *