Em sua participação no IV Ato Direitos Já – Fórum pela Democracia, o governador Flávio Dino destacou três principais desafios da democracia: tutela militar exótica, proliferação de fake news e celebração da vida.

O governador do Maranhão destacou que nem no tempo da ditadura militar houve tanta ocupação de cargos civis por militares da ativa. “Isto é muito grave e inconstitucional. Há uma espécie de colonização, de apropriação do serviço público civil pelos militares e isto pode mais adiante implicar, inclusive, em dificuldade de aceitação de resultados eleitorais adversos”, pontuou Dino.

O segundo desafio mencionado pelo governador é a proliferação de fake news que desencadeia uma espécie de novo golpismo. “Há uma espécie de golpismo de novo tipo, golpismo processual, que penetra nos poros da sociedade por intermédio da manipulação de sentimentos, sobretudo, de ódios e rancores”, afirmou governador do Maranhão.

Ele concluiu defendendo a celebração da vida, ao garantir a proteção aos povos indígenas, ao Pantanal, meio ambiente, garantia de saúde do povo, trabalho e emprego.

“Essa é a palavra de esperança que trago a todos e todas. Quando da transição da longa noite da ditadura para a democracia política, se dizia que a democracia era uma planta tenra. Essa planta precisa ser regada para que ela possa vicejar na sua plenitude e não ser esmagada pelo fascismo. É preciso que haja o verde da esperança”, finalizou Flávio Dino.