A Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) assinou, na quarta-feira (20), um termo de compromisso com o grupo Solar, fabricante da Coca-Cola e Guaraná Jesus, para o investimento de R$ 95 milhões e a geração de 200 vagas de emprego na unidade São Luís.

Para o secretário da Seinc, Simplício Araújo, o investimento integra o processo de crescimento e transformação do Maranhão. “Mesmo em crise econômica, a Seinc segue seu compromisso de atrair mais investimentos para o estado, por meio de ações estratégicas e do diálogo constante”, disse o secretário.

Atualmente, a Coca-Cola gera mais de 300 empregos diretos – com o novo investimento, serão mais de 500 vagas geradas. Durante a reunião para a assinatura do termo de compromisso, Simplício Araújo reforçou o diálogo que o Governo do Estado, via Seinc, tem com as empresas, que resulta em investimentos que refletem diretamente em benefício para a população maranhense – assim como no combate direto ao coronavírus, desde o início da pandemia.

Em abril de 2020, a Solar Coca-Cola doou garrafas de 1 litro, que foram somadas aos 500 mil litros de álcool enviados pela Agro Serra, durante ação conjunta entre as empresas – a FC Oliveira foi a responsável por engarrafar, encaixotar e distribuir os produtos.

“Assim como no início da pandemia, a Solar se colocou mais uma vez para contribuir no combate à Covid-19, disponibilizando sua logística para distribuição da vacina e, também, incentivar a campanha de vacinação”, acrescentou o secretário.

Homenagem

Em dezembro de 2020, a Solar Coca-Cola esteve entre as mais de 100 empresas homenageadas por sua atuação no combate à pandemia do coronavírus.

A cerimônia especial, realizada pela Seinc, teve como objetivo reconhecer e agradecer a todas as empresas que integraram a rede solidária, formada por empresários de todo o Brasil, que atenderam aos pedidos da Seinc (a secretaria coordena as doações e a compra dos equipamentos para todo o Maranhão).

Mais ações

Em novembro de 2019, o governador Flávio Dino visitou as instalações da nova linha de produção da Solar Coca-Cola para conhecer as estruturas, o parque tecnológico e as etapas da produção.

Já em julho de 2020, o Movimento Nós – a Coca-Cola Brasil integra o time de oito empresas brasileiras – apresentou uma série de propostas ao Governo do Maranhão. Entre os objetivos, está o de busca apoiar pontos comercias do pequeno varejo na retomada das atividades econômicas.

Além da Coca-Cola Brasil, fazem parte do movimento as companhias: Ambev, Aurora, BRF, Heineken, Mondelēz International, Nestlé e PepsiCo.

O Brasil é o 3º maior mercado de refrigerantes do mundo. A Coca-Cola e AB InBev (Ambev) detêm 68% do mercado brasileiro, ambas com fábricas no Maranhão.