Batuque da Onça no Pré-Carnaval de Todos (Ingrid Barros)

Criado no bairro do Desterro, região Central de São Luís, o músico José Domingos Lindoso Filho, mais conhecido como Zé Preguinho, quase perdeu parte da adolescência ao se envolver com o que ele chamou de “coisas erradas”. Mas com a ajuda do engenheiro ambiental e ativista Humberto Jorge, fundador do projeto social Os Cara de Onça, há 17 anos Zé Preguinho deixou a vida de excessos para se dedicar à arte.

Após a morte de Humberto Jorge, em outubro do ano passado, Preguinho passou a liderar o projeto, que hoje atende pelo nome de Associação Cultural Os Cara de Onça – Fábrica de Artes. Dessa ação social, que oferece oficinas de percussão, capoeira e artesanato a crianças da comunidade do Desterro, surgiu o Batuque da Onça, atração confirmada em todos os finais de semana do Pré-Carnaval de Todos.

Com apoio do Governo do Maranhão, o Batuque da Onça se prepara para a terceira apresentação neste sábado (16). Ao lado do Bloco Só Safados e do Maratuque Upaon Açú, o Batuque da Onça vem fazendo a alegria dos foliões, que têm comparecido em peso às prévias carnavalescas no Circuito Beira Mar.

Atualmente a Fábrica de Artes oferta cursos e atividades artísticas para cerca de 40 meninos e meninas oriundos do Desterro. Desses jovens, pelo menos 25 atuam na bateria do Batuque da Onça.

Apoio do Só Safados

Batuque da Onça no Pré-Carnaval de Todos (Ingrid Barros)

Os batuqueiros comandados por Zé Preguinho se apresentam meia hora antes do Bloco Só Safados. Depois da apresentação solo da bateria do Batuque da Onça, os percussionistas do projeto social ajudam a engrossar o ritmo no Só Safados, bloco que há quatro anos tem Zé Preguinho como um dos músicos.

Zé Preguinho conta que o apoio do Bloco Só Safados foi decisivo para que o Batuque da Onça participasse do Pré-Carnaval deste ano. “Agradeço muito ao Só Safados. Eles abraçaram nosso projeto e eu sou feliz com esse apoio. Quero agradecer também o Governo do Estado porque tá dando essa oportunidade pra gente mostrar nosso trabalho”, pontua.

A produtora cultural e cantora do Só Safados, Fernanda Preta, fala com orgulho do projeto liderado por Zé Preguinho: “Essa mobilização espontânea que eles fazem é linda demais, porque tá para além de ter recursos financeiros. É uma comunidade junta batalhando para mudar uma realidade cruel. São gigantes no que estão fazendo ali no Desterro”, ressalta a artista.

Escola em primeiro lugar

Mas o projeto Os Cara de Onça não é só diversão. Além de obedecer ao Estatuto do projeto, que preza por valores como a família, o respeito e a disciplina, para frequentar as atividades as crianças e adolescentes têm que comprovar que estão assíduos na escola.

“A gente se preocupa muito com a criançada. No nosso projeto, a criançada tem que tá efetiva no colégio”, garante Zé Preguinho.

Como percussionista, Zé Preguinho acredita que a música pode ser decisiva para dar uma perspectiva de vida saudável para os jovens da comunidade. “A música é muito boa pra isso. A gente trabalha em cima dessa juventude. Digo a eles que a gente tem que viver a vida estudando, respeitando o próximo e com humildade. Com o pé no chão a gente vai conseguir nossos objetivos”, destaca.

Neste próximo sábado o Pré-Carnaval de Todos no Circuito Beira Mar começa às 14h30, com a apresentação do Maratuque Upaon Açú. Às 15h30 a folia fica por conta do Batuque da Onça e, às 16h, é a vez do Só Safados comandar a festa.

O Pré-Carnaval de Todos é organizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur) e em parceria com a Prefeitura de São Luís.

Ascom