A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realizou, de 19 a 28 de junho, por meio da Superintendência de Biodiversidade e Áreas Protegidas, diversas atividades de educação sanitária com as comunidades do Parque Estadual do Mirador, tendo como parceiros o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED).
Na ocasião, as equipes se reuniram com representante da AGED Mirador e São João dos Patos. Além disso, houve uma mobilização dos criadores de bovinos, suínos, caprinos, ovinos e avícola que residem no local, como forma de conscientizar sobre a quantidade destes animais a serem criados dentro da unidade de conservação. Discutiram, também, a questão da vacinação dos gados.
“A questão da criação de gado, por exemplo, é uma grande problemática observada dentro do parque, a todo o momento são mais casos de moradores que criam esses animais em quantidade elevada. As áreas de pastos são constantes, muitos moradores cercam brejos para fazer pastos, cercam as cerras por causa de uma erva venenosa que provoca a morte do gado. O problema maior é que no parque existem animais silvestres, que estão ameaçados, pois a água se encontra nas áreas cercadas pela comunidade”, explicou a Superintendente de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Janaina Dantas.
Ainda houve palestras sobre segurança, meio ambiente e conservação. Os técnicos da SEMA Francisco Junior e Wallacy Borges aproveitaram o momento para falar sobre gestão e futuros acordos que serão discutidos entre moradores e o órgão gestor.
Os técnicos da SEMA, juntamente com o BPA, ainda conseguiram entrevistar e cadastrar 200 moradores distribuídos nos povoados. Paralelo a essas ações foi feito também entrega de cestas básicas e brinquedos.  120 Famílias foram beneficiadas.
Ascom