A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) participou, de 22 a 24 de junho, da 11ª edição da Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (AGRITEC), em Barra do Corda. O evento tem como objetivo garantir o acesso do agricultor familiar ao conhecimento e às novas tecnologias, de modo que ele possa melhorar sua produção.
Os técnicos da Secretaria presentes no evento distribuíram materiais didáticos, receberam a população e dialogaram com prefeitos, secretários municipais de Meio Ambiente e Agricultura da região. As Superintendências de Educação Ambiental e Recursos Hídricos ministraram palestras sobre preservação ambiental e nascente dos rios, alternativas para superar a escassez de Água no território e o uso da água subterrânea e Outorga.
Segundo a Superintendente de Educação Ambiental, Conceição Marques, “a feira é um espaço importante para estabelecer parcerias que fortaleçam as ações de Educação Ambiental, além de criar espaços para troca de experiências em beneficio dos agricultores familiares da região”.
A Agritec
A Agritec é uma realização do Governo do Estado do Maranhão, por meio do Sistema da Agricultura Familiar, composto pela Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma).
A Feira está na segunda edição de 2017 e desde 2015 já compõe a 11ª edição. O evento já foi realizado nos municípios de São Bento, Caxias, Açailândia, Bacabal, Chapadinha, Codó, Grajaú, Viana e Zé Doca e, por último, Barra do Corda.
Ascom