A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) deu inicio ao Seminário do Programa Estadual para o Fortalecimento da Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos no Maranhão no município de Pinheiro. O objetivo é fortalecer a gestão municipal de resíduos, além de capacitar gestores e técnicos da área.
“A discussão sobre a Lei que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos, é oportuna e pertinente, pois leva a reflexão sobre o tripé da sustentabilidade, em que o ambiental, o social e o econômico devem estar juntos num processo equilibrado. Gerenciar corretamente os resíduos gerados vai além de uma simples coleta do lixo produzido”, explicou o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Marcelo Coelho.
De acordo com o Secretário de Meio Ambiente de Santa Helena, Saulo Arouche, o seminário é uma “excelente iniciativa Precisamos fortalecer a discussão sobre cooperativismo e consórcios para uma união efetiva dos municípios, devemos fazer com que seja de fato um evento com objetivos a serem alcançados”, destacou ele.
A ação já aconteceu nas regionais de Imperatriz e Codó. E ainda acontecera em São Luís. Cada etapa é constituída por duas fases, sendo estas de capacitação e lançamento das metas; e a execução das metas por parte dos municípios, vinculados ao monitoramento e assessoramento contínuo por parte da SEMA.
Na oportunidade, foram assinados os Termos de Habilitação dos municípios de Bom Jardim Apicum Açu e Pinheiro, que após a publicação no diário oficial estarão aptos a licenciar, monitorar e fiscalizar dentro do próprio município.