A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), por meio de representantes da Supervisão de Investigação e Análise Laboratorial, em conjunto com a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM/PI), concluiu a instalação, manutenção e remanejamento dos sistemas de alerta hidrogeológico da Bacia do Itapecuru.

Os equipamentos de alerta hidrológico possibilitam o monitoramento e medição a distância dos índices pluviométricos em zonas estratégicas do Estado, no presente caso, Bacia Hidrográfica do Itapecuru. A ação contempla os municípios de Mirador, Eugenio Barros, Codó, Caxias, Coroatá, Itapecuru, entre outros.

A Bacia Hidrográfica do Itapecuru passa a ser integrada ao Sistema de Alerta e Eventos Críticos (SACE), que é um sistema de dados capaz de coletar, armazenar, analisar e divulgar informações das estações, coletadas por diversos equipamentos hidrometeorológicos, via satélite.

O sistema disponibiliza informações que são monitoradas em forma gráfica, permitindo o armazenamento de equações de previsão hidrológica, bem como publicações de boletins pela internet.

“Os Sistemas de Alertas Hidrológicos possibilitam o acesso às informações de modo preventivo, com acesso à informação técnica com meses, dias ou horas de antecedência em relação aos eventos críticos. Visam à formação de políticas públicas para proteção da população possivelmente afetada por enchentes, inundações”, explicou o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Sustentável da SEMA, Guilherme Braga.

De acordo com o responsável pela Sala de Situação da SEMA, Silvio Duailibe, “a inclusão no sistema permite à SEMA, Defesa Civil, CPRM, ente outros órgãos governamentais, instituições públicas e privadas, e os cidadãos possam tomar decisões substanciais sobre políticas e ações para mitigar os riscos de inundações e secas”.

Assessora de Comunicação da SEMA