A Secretaria de Estado Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) entrega, nesta quarta-feira (02/08), o cercamento do Parque Estadual do Sítio do Rangedor. Uma obra executada por meio de Termo de Compromisso celebrado entre SEMA e Vale S.A, que visa à proteção das áreas de recargas de aquíferos, além de manter os animais e a flora do parque preservados.
Durante o evento, o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Marcelo Coelho, ainda, anunciará a obra que realizará no local, transformando o Parque em outro grande espaço de lazer e esporte do Maranhão. “As obras estão em fase de licitação e, em breve, São Luís terá mais uma área de preservação ambiental também transformada em espaços de integração social, lazer e esporte. Vai ser outra grande obra”, explica o gestor.
Plano de Manejo  
A SEMA já finalizou o Plano de Manejo do Parque Estadual do Sítio do Rangedor. Por meio do estudo, caracterizou-se o local nos âmbitos biofísico, socioeconômico e institucional. O Plano de Manejo é o principal instrumento de gestão de uma Unidade de Conservação (UC), que estabelece, com fundamento nos objetivos gerais e do diagnóstico socioambiental de uma unidade de conservação, o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a definição de plano de gestão e programas temáticos e a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade.