Quarenta novos leitos de UTI entram em funcionamento em São Luís nesta semana para receber o número crescente de casos de coronavírus na Ilha. A rede de atendimento pública vem se expandindo semana a semana no Maranhão.

Nesta semana, estarão funcionando os primeiros 20 leitos de UTI do Hospital Real, que foi alugado pelo Governo do Estado. O local recebeu adaptações para que pudesse atender os pacientes com Covid-19. O Hospital Universitário da UFMA anunciou também mais 20 leitos. 

“Nós acreditamos que, com esses 40 leitos de UTI, conseguiremos atravessar esta semana em São Luís”, disse o governador Flávio Dino. 

Além disso, 26 leitos clínicos no novo anexo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Itaqui-Bacanga foram incorporados à rede. Eles servirão de apoio à UPA e à Unidade Mista. O prédio é da Prefeitura de São Luís, que o cedeu para que o Governo do Maranhão fizesse as obras e o equipasse. 

Ocupação de leitos

No início do mês de março, quando eram registrados os primeiros casos de coronavírus no Brasil, a rede estadual de saúde do Maranhão tinha 132 leitos exclusivos de UTI e 120 de enfermaria para atender os pacientes atingidos pela doença. 

Agora, são 628 leitos dedicados unicamente a pacientes com Covid-19. Destes, 193 são de UTI, e 435 de enfermaria. Nesta conta, ainda não estão os leitos que começam a funcionar nesta semana. 

A situação mais preocupante é da ocupação de leitos de UTI na capital: 96%. Isso acontece porque a Ilha de São Luís concentra 90% dos casos em todo o Estado. 

Para a próxima semana, novos leitos serão abertos na capital e em outras regiões.

Ascom