Os festejos do Réveillon do Maranhão vão ter um sabor mais que especial nesta segunda-feira (30): mais de 20 grupos de Bumba-Meu-Boi estarão no Centro de São Luís para comemorar o título de patrimônio cultural imaterial da humanidade concedido recentemente pela Unesco.

“Será uma grande homenagem a todos os sotaques, a todos os mestres e grandes nomes da cultura do Maranhão”, frisou o secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso.

O cortejo por ruas do Centro tem concentração marcada para 16h30, na Praça João Lisboa. Por volta das 17h, todos seguem para a Rua Grande. De lá, vão até a Praça Deodoro, na escadaria da Biblioteca Benedito Leite.

Às 18h30, começam as homenagens e as apresentações dos grupos. Estarão representados grupos de costa de mão, zabumba, da Baixada, orquestra e matraca.

O título

No dia 11 deste mês, o Bumba-Meu-Boi do Maranhão foi escolhido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em reunião realizada em Bogotá, na Colômbia.

Em 2011, a manifestação artística já havia sido reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural do Brasil.

O título foi dado a todo o complexo cultural que constitui o Bumba-Meu-Boi, já que congrega diversos valores e atividades: performances dramáticas, musicais e coreográficas e elementos materiais, como artesanatos, bordados do couro do boi, instrumentos musicais, indumentárias dos personagens, entre outros.

Sob forte influência do catolicismo, o Bumba-Meu-Boi é considerado a manifestação mais importante da cultura popular do Maranhão e está diretamente relacionado à devoção aos santos juninos (Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal) e aos cultos religiosos afro-brasileiros do Maranhão, como o Terecô e o Tambor de Mina.

Ascom