Reportagem mostra o crescimento do número de praticantes de aeróbica em Codó

Uma dona de casa comum, que não abre mão de deixar sua casa organizada antes de se arrumar para fazer o que mais gosta. Depois de vestir uma roupa adequada e calçar um tênis confortável, a zeladora Adelaide de Moraes está pronta para praticar um tipo de atividade física que tomou conta de praças, quadras e ruas do município de Codó, no interior do Maranhão.

Adelaide e outras centenas de codoenses praticam diariamente a ginástica aeróbica, atividade física que através de movimentos rápidos e ritmados provoca a oxigenação das células musculares. Ela nos contou que há cerca de cinco anos adotou a aeróbica em sua rotina diária. O esforço e dedicação fez reduzir seu peso de 98 para 78 quilos. São 20 quilos que a deixaram com um belo sorriso está estampado no rosto.

Benefícios

A prática de ginastica aeróbica também facilita o controle da hipertensão arterial, diminuem a obesidade, ajudam a abandonar o tabagismo e claramente melhoram o aspecto psicológico com a redução do estresse.

Apesar dos benefícios, os praticantes da aeróbica também precisam ficar atentos aos alimentos que são consumidos diariamente. Adelaide explica que foi necessário mudar a alimentação para poder melhorar a saúde e alcançar os objetivos estabelecidos para o corpo.

Aulas na quadra

Assim como Adelaide, outras dezenas de mulheres praticam esse tipo de atividade física somente na quadra de esportes da Escola Municipal Estevam Ângelo de Sousa. No local elas recebem a orientação de um especialista formado em educação física.

Os vários benefícios adquiridos através da aeróbica foi o que atraiu a depiladora Lauriane de Sousa, que há cerca de quatro anos pratica a atividade física. Sua filha, Sara de Sousa, gostou tanto do resultado adquirido pela mãe que resolveu também participar.

Projeto EJAIATIVO

Apesar de ser feito na quadra de uma escola do município, Adelaide, lauriane, Sara e outras 60 mulheres pagam mensalmente para contar com os ensinamentos do professor especialista em atividade física. No entanto, o governo dispõe de um projeto chamado EJAIATIVO, que todos dias ocupa espaços públicos em toda a cidade para ensinar aeróbica para centenas de mulheres de forma gratuita.

Segundo a Secretaria de Educação, que desenvolve o projeto em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, cerca de 1200 mulheres participam das atividades em 10 polos diferentes.

Com tanta gente praticando o mesmo tipo de atividade física, as participantes também encontram nesses locais uma forma de espantar o estresse do dia-a-dia, mantendo a forma e interagindo socialmente.

Reportagem especial produzida pelos jornalistas Marco Silva, Wellyngthon Sampaio e Arnaldo Web

1 Comentário

  1. Bom cuidar da saúde, mas tbm, temos que parabenizas o prefeito FN, por fazer varias áreas para atividades físicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *