Milhares de pessoas aproveitaram a programação do Pré-Carnaval do Maranhão, neste sábado (18), no Circuito Beira Mar, Centro Histórico da capital. Promovido pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de São Luís, a agenda da noite contou com apresentação de blocos, grupos de samba e agremiações carnavalescas. A festa teve ponto alto nas praças Nauro Machado e Catraieiros, com destaque para o Bloco da Imprensa, que abriu sua primeira noite de folia.

Milhares de pessoas aproveitaram o Pré-Carnaval do Maranhão (Foto: Handson Chagas)

O secretário de Estado da Cultura (Secma), Anderson Lindoso, pontuou a segurança e variedade da agenda do Carnaval do Maranhão. “Abrimos a agenda desta que é a maior festa popular do país e muito marcante, com um pré-carnaval diverso e com forte esquema de segurança, preparando para o momento maior. Esperamos que as pessoas se divirtam com alegria e tenhamos um período carnavalesco de paz e seguro para todos que vierem curtir nossa tradição e atrações”, enfatiza o gestor da Cultura.

Na programação do sábado, um trio elétrico percorreu a avenida com diversas atrações que animaram o público no Circuito Beira Mar. Na lista, grupo Bicho Terra, banda Kayambá, Bloco Tradicional Os Foliões e muitos outros. O Bloco da Imprensa levou para o Centro Histórico o artista Marco Duailibe, grupo de samba Feijoada Completa, Roberto Ricci e apresentação da Escola Turma da Mangueira. O estudante Ney Farias foi curtir a festa no circuito e aprovou. “O Carnaval está ótimo e eu estou curtindo muito. Organizado, seguro e a tendência é só melhorar”, disse.

Para a artista Carla Vitória, a festa carnavalesca “está ótima, maravilhosa e nada melhor que valorizar e prestigiar nossa cultura, nossas tradições, o que é nosso e vamos todos curtir muito”. Neste domingo (18), o palco da festa é a Madre Deus, que terá programação a partir das 16h, no Beco do Gavião. Se apresentam a Favela do Samba, Grupo Apoteose, entre outros.

A artista Carla Vitória (Foto: Handson Chagas)

Durante os dias de programação, serão centenas de atrações em cinco pontos de folia na capital – Circuito Beira Mar, Praça Nauro Machado, a Avenida Beira Mar, Praça dos Catraieiros e Beco do Gavião (Madre Deus). A agenda completa do pré-carnaval está no site www.cultura.ma.gov.br e redes sociais da Secma. A programação vai até o último final de semana antes do Carnaval 2020.

Segurança

Para garantir a segurança dos foliões, o Carnaval do Maranhão conta com efetivo para atender ocorrências e situações de emergência. Neste sábado, foram destacados cerca de 90 policiais militares, 32 bombeiros, 45 agentes de trânsito, 20 agentes da Blitz Urbana, apoio de duas ambulâncias e um carro de combate a incêndio. O aparato esteve disponível para as 10 mil pessoas que passaram pelo circuito Beira Mar. A agenda movimenta ainda o comércio de alimentos e bebidas. No circuito, foram pelo menos 100 vendedores informais que conseguiram um ganho extra com as oportunidades do evento.

Esquema de segurança garante tranquilidade para a folia (Foto: Handson Chagas)

Na Praça dos Catraeiros, um público aproximado de cinco mil pessoas circulou no local e teve à disposição aparato de segurança formado por mais de 90 policiais, entre militares e bombeiros; além de agentes da Blitz Urbana e de trânsito, totalizando 17 pessoas e ainda uma ambulância para atendimento de saúde. Na noite de festa não houve registros de ocorrências graves, segundo a Polícia Militar.

Ascom