As inscrições gratuitas para os cursos técnicos a distância, ofertados pelo Programa MedioTec, foram prorrogadas até o dia 8 de agosto.
Há 200 vagas remanescentes para os cursos Técnico em Guia de Turismo e Técnico em Restaurante em Bar, distribuídos entre os municípios de Timon e Caxias. O curso Técnico em Hospedagem conta com 150 vagas para Codó, Timon, Caxias. Os cursos de Técnico em Cozinha e Técnico em Eventos também contam com 50 vagas, cada, em Timon.
Em todo o estado, são 4.500 vagas ofertadas pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) para estudantes matriculados no 1º ou 2º anos do ensino médio da rede pública estadual, com idade entre 15 e 19 anos. As vagas serão preenchidas pela ordem de inscrição até atingir o quantitativo de vagas disponíveis, com base na análise do perfil do estudante, sem realização de provas.
De acordo com o gestor de Programas Especiais do Centro de Referências em Tecnologias do IFMA, Valdir Mariano de Souza, o novo prazo foi definido pela Secretaria Estadual de Educação, órgão responsável pela pré-matrícula. “Essa foi a forma que a secretaria encontrou de ampliar as oportunidades aos estudantes”, explicou. “Com a nova data, os alunos da rede estadual já terão retornado das férias escolares e haverá melhores condições de divulgação dos cursos nas unidades”, complementou.
Inscrições
As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, nos sites da Secretaria Estadual de Educação (http://www.educacao.ma.gov.br/) ou no do IFMA (www.ifma.edu.br).
Os estudantes devem se inscrever em uma única opção de curso e utilizar o código SIAEP, que todo aluno da rede pública possui. Também deve ter o seu registro de CPF. Após a seleção efetuada pela Secretaria Estadual de Educação, os estudantes pré-matriculados receberão uma carta de encaminhamento (documento a ser emitido pelo Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica – Sistec), via e-mail, na qual constarão os prazos e as informações para a confirmação de sua matrícula. Eles devem ficar atento à chamada para comparecerem ao IFMA e apresentarem a documentação exigida, como carteira de identidade, certidão de nascimento, histórico do ensino fundamental, CPF e comprovante de residência.
Cursos
Os cursos são ofertados no âmbito do Programa MedioTec EaD do Ministério da Educação – uma ação do Pronatec que ocorre paralelamente à reforma do ensino médio e que tem, entre seus propósitos, a formação técnica e profissional como mais uma alternativa para o jovem.
Eles foram definidos pelo Ministério da Educação (MEC) e tem como base um mapeamento de empregabilidade a longo prazo efetuado por outros ministérios. Segundo o MEC, foram consideradas as características e potencialidades dos mercados locais em todo o país.
As aulas se iniciam em 14 de agosto e os cursos tem carga horária definida de 800 horas, com previsão de duração de um ano e meio. Oitenta por cento da carga horária do curso será realizada a distância e 20% na forma presencial.  O estudante receberá duas diplomações, mas somente receberá o diploma o ensino técnico após a conclusão do ensino médio.
Para mais informações, entre em contato pelo fone (98) 3235-5197 (Secretaria de Educação do Estado do Maranhão) ou acesse as perguntas e respostas no portal do Ministério da Educação.
Conheça mais sobre os cursos:
– Técnico em Guia de Turismo
Perfil profissional
Conduz e assiste pessoas ou grupos em traslados, passeios, visitas e viagens. Informa os visitantes sobre aspectos socioculturais, históricos, ambientais e geográficos. Traduz o patrimônio material e imaterial de uma região para visitantes. Estrutura e apresenta roteiros e itinerários turísticos de acordo com interesses, expectativas ou necessidades específicas.
Campo de atuação
Agências de viagem e operadoras de turismo. Organismos turísticos. De forma autônoma.
– Técnico em Restaurante e Bar
Perfil profissional
Desempenha atividades de controle e avaliação de processos de organização, higiene e manipulação de alimentos em mesas, depósitos e cozinhas do local de trabalho. Realiza inventários de estoques de bebidas e utensílios de salão e bar. Recepciona clientes. Oferece produtos e serviços. Coordena e supervisiona os serviços de mesa e coquetelaria. Aplica técnicas de harmonização entre alimentos e bebidas.
Campo de atuação
Bares, restaurantes, lanchonetes, bufês, meios de hospedagem e outros espaços de alimentação.
– Técnico em Hospedagem
Perfil profissional
Realiza atividades de recepção, reserva, governança, mensageria e concièrgerie em meios de hospedagem. Supervisiona a manutenção dos equipamentos. Executa serviços de atendimento e suporte aos clientes.
Campo de atuação
Instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Empresas de consultoria e de auditoria. Profissional autônomo.
– Técnico em Cozinha
Perfil profissional
Organiza a cozinha. Seleciona e prepara matérias-primas. Elabora e organiza pratos do cardápio. Manipula alimentos, executa cortes e métodos de cozimento. Opera e mantém equipamentos e maquinários de cozinha. Armazena diferentes tipos de gêneros alimentícios, controla estoques, consumos e custos.
Campo de atuação
Restaurantes, bares e similares. Meios de hospedagem. Refeitórios. Catering. Bufês. Cruzeiros marítimos e embarcações.
– Técnico em Eventos
Perfil profissional
Projeta, planeja, organiza, coordena, executa e avalia serviços de apoio técnico e logístico a eventos de diversas classificações e tipologias. Utiliza normas de cerimonial e protocolo. Opera as ferramentas de marketing e de divulgação. Executa procedimentos de recepção e encaminhamentos demandados por eventos. Coordena a decoração de ambientes e o armazenamento e manuseio de gêneros alimentícios servidos em eventos.
Campo de atuação
Empresas de eventos. Meios de hospedagem. Cruzeiros marítimos. Restaurantes e bufês, dentre outros espaços de eventos.

Por Marcos André Soares