O Dia Internacional da Mulher marca mais que uma data, marca vitórias e conquistas das mulheres ao longo dos anos e se consolida como momento de reflexão sobre o papel delas na sociedade. Comemorado mundialmente nesta sexta-feira (8), no Maranhão a data será lembrada com uma agenda voltada para este público, que inclui a implantação de um conjunto de ações sociais e projetos de valorização da mulher.

Abertura da programação será na Casa da Mulher Brasileira (Foto: Divulgação)

A programação terá como tema ‘Queremos Viver. Nossas Vidas Importam’ e a abertura será realizada na Casa da Mulher Brasileira, no Jaracati, a partir das 13h. A secretária de Estado da Mulher (Semu), Ana Mendonça, pontuou que a rede de assistência à mulher no Maranhão está mais fortalecida com uma série de medidas implantada pelo Governo do Maranhão.

“A gestão instituiu um conjunto de ações que servem de suporte e apoio para que a mulher que sofre violência seja atendida com toda a estrutura, condições e respeito. São medidas de impacto direto no problema com fins à proteção e avanço do cenário, para que tenhamos ainda mais resolutividade no atendimento às demandas e possa ser dada mais garantia de segurança a essa mulher”, avalia a secretária Ana Mendonça.

Na ocasião da agenda será lançado o calendário Março Mulher, homenageando mulheres de destaque no cenário local; apresentação cultural do Coral Renascer; instituição de protocolo agregando um conjunto de ações de valorização da mulher; e assinatura de termo de parceria com a Prefeitura de São Luís para ampliação da patrulha Maria da Penha e cessão de profissionais para a Casa da Mulher Brasileira.

Outras ações previstas na agenda da data são a assinatura do termo de parceria para capacitação e contratação de mulheres vítimas de violência; de termo de cooperação técnica para ofertar vagas de capacitação a este segmento; entrega das primeiras carteiras de transporte gratuito para mulheres de baixa renda atendidas pela Casa da Mulher Brasileira; formalização de compromisso para realização de campanhas de valorização da mulher, assim como pela construção de políticas públicas.

Haverá, ainda, a criação do Conselho Consultivo da Segurança Pública e da Superintendência da Mulher. “É um dia importante, da formalização de medidas essenciais e de mobilização e reflexão, que deve unir sociedade e poder público”, enfatiza a secretária da Semu.

A agenda tem participação de diversas órgãos do Governo do Maranhão e da Prefeitura de São Luís.

Proteção e assistência

O Maranhão conta com uma rede integrada de assistência e apoio à mulher que sofre violência, a partir de decretos estaduais, instituídos há um ano. Os atos garantem a capacitação de agentes envolvidos nessa atenção, meios para denúncia e atendimento, além de suporte familiar nas unidades de saúde estaduais.

Foram criados grupos de trabalho para capacitação da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência; o selo Amigo da Mulher; o Projeto de Lei sobre o Programa de Atendimento Integral à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar; definidas as competências da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher de São Luís.

Somam ainda, o Projeto de Lei de Regulamentação do Fundo Estadual de Enfrentamento de Violência contra a Mulher; e a instalação do Sistema de Atendimento Integral à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar na rede pública de saúde do estado.

Programação contempla servidores estaduais

Durante a Semana da Mulher, a Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep), preparou uma programação especial para celebrar a data. Com o apoio de parceiros, a programação começa nesta sexta-feira (8) e se estende até o dia 21 de março com ações voltadas para a saúde da mulher e rodas de conversa.

Dentre as atividades da programação está a roda de conversa ‘Diálogos sobre a violência contra a Mulher e a Lei do Feminicídio’ que será realizada no dia 13 e terá a presença da coordenadora das Delegacias da Mulher do Estado, Kazume Tanaka, e da secretária da Segep, Flávia Alexandrina.

“Queremos prestar nossa homenagem a essas mulheres incríveis que fazem a diferença na vida das pessoas. Que levam o bem a pessoas que tanto precisam. E que tem amor pela nossa causa. Obrigada a todas vocês!”, declarou a secretária Flavia Alexandrina.

Programação para as servidoras públicas

Sexta-feira (8 de março) – parceiro: Espaço Bem-Estar
– Orientação ergonômica, relaxamento corporal e ginástica laboral
Local: IPREV – Av. dos Holandeses, Ponta d’Areia – das 14h às 17h
– Ginástica laboral
Local: Secid – Av. Getúlio Vargas – Monte Castelo – das 14h às 17h

Dias 12, 13 e 14 de março – parceiro: Espaço Bem-Estar
– Orientação ergonômica, relaxamento corporal e ginástica laboral
Local: Segov – Praça Dom Pedro II, s/n, Centro – das 8h às 12h

Dia 13 de março
– Roda de Conversa sobre Alimentação Saudável – parceira: nutricionista Mayra Veiga
Local: Auditório do Palácio Henrique de La Rocque – Casa Civil – c/c – Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n Calhau – das 9h às 10h
– Ação de Degustação de alimentos saudáveis com orientação nutricional, aferição de pressão arterial e índice de massa corpórea (IMC) – parceira: Sedes
Local: Hall de entrada do palácio Henrique de La Rocque – Casa Civil,c/c – Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n Calhau – das 10h às 12h
– Roda de Conversa ‘Diálogos sobre a violência contra a Mulher e a Lei do Feminicídio nº 2.848/40’ – parceiro: Coordenadora das Delegacias da Mulher do Estado, Kazume Tanaka, e presença da secretária da Segep, Flávia Alexandrina
Local: Auditório do Palácio Henrique de La Rocque – Casa Civil – c/c – Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n – Calhau – às 17h

Dia 15 de março – parceiro: SES/Segep
– Ação de Saúde com reiki, massoterapia e auriculoterapia
Local: Segep – Edificio Clodomir Milet, 5º andar – das 9h às 16h

Dia 18 de março – parceiro: Casa da Mulher Brasileira – Susan Lucena, diretora da Casa da Mulher Brasileira
– Roda de Conversa ‘Diálogo sobre a Violência contra a Mulher – Lei do Feminicidio nº 2.848/40’
Local: Agerp – Rua da Cruz, 43 – Centro – às 17h

Dias 19, 20 e 21 de março – parceiro: Espaço Bem-Estar
– Orientação ergonômica, relaxamento corporal e ginástica laboral
Local: Fapema – Rua Perdizes, nº 5 – Jardim Renascença II – das 14h às 18h

Ascom