O prefeito de São José dos Basílios, Farinha Paé, em outubro de 2019, enviou uma “mensagem” para a Câmara Municipal comunicando que reduziria o repassa feito a Câmara de 7% para 5%, vindo o presidente da Câmara, Chicó do Moisés, através da assessoria jurídica do legislativo, ingressar na justiça para discutir esses 2%.

Prefeito Farinha Paé e família (foto: redes sociais)

Na justiça, o Ministério Público emitiu parecer favorável à Câmara (clique aqui para ver), vindo a juíza julgar acompanhando o parecer do Ministério Público, julgando favorável o pedido (veja a sentença) e somando duas derrotas para o prefeito.

Farinha Paé recorreu e a juíza da primeira instância manteve a decisão (veja a decisão), contabilizando três derrotas. Foi protocolado novo recurso pelo prefeito, agora para o Tribunal de Justiça em São Luís, sendo intimada a Procuradoria de Justiça que emitiu novo parecer (veja o parecer) em desfavor do prefeito Farinha Paé, somando quatro derrotas consecutivas para o gestor.

No mês passado, Farinha Paé já havia perdido para Chicó do Moisés, ao ingressar com um Mandado de Segurança (veja a sentença), totalizando 5 derrotas consecutivas.

Todas essas derrotas seguidas vieram após o presidente da Câmara contratar como assessor jurídico Dr. José Walterby Nunes Silva, renomado advogado de Pedreiras, filho do saudoso empresário Valdeci da Amelodisc.

Dr. José Walterby Nunes Silva e o presidente da Câmara, Chicó do Moisés (foto: divulgação)

Para terminar de piorar sua situação com a justiça, o prefeito Farinha Paé foi alvo de um processo milionário movido por Dr. José Walterby. Advogando em causa própria, o assessor jurídico denunciou Paé por supostos recebimentos de salários ilegalmente. O número total de réus nesse processo passa de cinquenta servidores (as), onde até o procurador do município Dr. Vonei Junior é réu. Caso o prefeito Farinha Paé seja condenado, o valor a ser devolvido aos cofres públicos ultrapassa R$ 2 dois milhões.

Pelo visto o semblante de sorriso da família de Farinha Paé, publicada em calendários e outdoors espalhados pela cidade de São José dos Basílios, deve ter mudado, tendo em vista a difícil situação na justiça, que ao que parece, não está nada boa para o prefeito e para vários familiares envolvidos no possível esquema criminoso.

A “escalação” de Dr. José Walterby como assessor jurídico no “time” da Câmara é apontada como é analisada de forma positiva pela população, que agora espera a próxima “BOMBA” contra o prefeito Farinha Paé.