Na quinta-feira (19) o prefeito de Codó, Francisco Nagib, acompanhado do secretário municipal de meio ambiente e desenvolvimento urbano e rural, Roberto Albuquerque, visitou os catadores que trabalham no perímetro destinado ao deposito de lixo da cidade. O prefeito, cumprindo uma promessa feita durante sua campanha, foi entregar um galpão de apoio e uma máquina retroescavadeira para ajudar na rotina de trabalho dos catadores.

“Conhecemos a realidade das pessoas que trabalham aqui na coleta do lixão, sabemos de suas necessidades. Eles nos reivindicaram esse galpão e uma máquina para ajudar no seu trabalho. Resolvemos construir este galpão para servir de abrigo aos trabalhadores, dando mais segurança e os protegendo das condições adversas do clima. A máquina irá ajudar aos catadores, abrindo caminhos de acesso a coleta”, explicou Francisco Nagib.

Dona Maria, que sustenta sua família com a renda oriunda da coleta no lixão, achou a obra uma melhoria mais do que necessária para o dia a dia dos trabalhadores da área.

“É muito importante a visita do prefeito aqui com a gente. Nós fazíamos só umas tendas de palha pra nos proteger do sol e chuva, mas não era bom. Agora temos uma área boa de abrigo do sol e chuva, pra descanso e pra gente poder merendar. Esse galpão chegou em boa hora”.

O prefeito ainda garantiu que fará com as políticas públicas cheguem até as famílias que trabalham e residem nas proximidades da área do lixão.

“Estas pessoas levam uma rotina dura de trabalho. Vamos fazer com que, em todas as áreas, seja saúde, infraestrutura ou assistência social, as políticas públicas cheguem até essas famílias, amenizando as duras condições de trabalho e trazendo mais segurança e melhorias a todos”.

Ascom – PMC