Prefeito Francisco Nagib inaugura escola NOVA com carteiras VELHAS

O Governo do Maranhão entregou na última sexta-feira (17), no município de Codó, Povoado Km 17, o Centro de Ensino Raimundo Pinheiro Pires, anexo do Centro de Ensino Mata Roma.

A unidade de ensino era um dos maiores sonhos dos moradores da região e que pode ser realizado através de uma parceria entre os governos municipal e estadual. Enquanto as despesas com a construção da escola foram custeadas pelo governo do estado, ficou a cargo da prefeitura equipar a escola.

O Centro de Ensino Raimundo Pinheiro Pires dispõe de seis salas de aula, sala de professores, secretaria, laboratório de informática com instalações para 12 computadores, e atenderá à demanda dos estudantes da rede municipal de ensino e de 270 alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Médio.

Carteiras escolares velhas

Demonstrando total despreocupação com o conforto dos alunos que irão utilizar a unidade de ensino, a prefeitura municipal de Codó, que é administrada pelo prefeito Francisco Nagib, mandou dar uma “MAQUIADA” em várias carteiras que estavam abandonadas em um deposito da cidade e as colocou na escola NOVINHA do Km 17. A atitude do gestor do município, que teve o aval da secretária de educação, Deuzimar Serra, é contraria ao que determina as normas estabelecidas pelo Ministério da Educação.

O mobiliário escolar é uma importante ferramenta no processo de apoio ao ensino, sua boa qualidade influência de forma positiva no rendimento escolar dos alunos. As carteiras escolares VELHAS colocadas na escola nova do Km 17, mostra a falta de atenção e respeito com o alunado da Zona Rural.

Palavra do governo

A nossa equipe de reportagem conversou com a secretária municipal de educação, Deuzimar Serra, que explicou que as carteiras serão trocadas assim que o processo de licitação for concluído.

“A escola foi inaugurada com o que a gente tinha no momento, porque nós estamos aguardando o processo licitatório das carteiras. O que tínhamos no momento a oferecer era esse padrão que está lá, eu sei que não está a contento, mas nós vamos providenciar a substituição assim que chegar as novas carteiras. É porque estamos com o período letivo atrasado, e nós tínhamos que implantar logo o ensino médio junto com o ensino fundamental (…), mas os alunos já estavam requerendo há vários dias, mas nós não tínhamos como fazer a aquisição dessas carteiras agora. O prefeito está esperando também e quer dar a resposta da melhor forma possível, mas ele também depende desse processo (…)”, afirmou.