Cerca de quinze cidades da região estão em território codoense disputando a etapa mais importante do desporto educacional maranhense, depois da Etapa Final dos JEMs – Jogos Escolares Maranhenses. Cidades importantes como: Bacabal, Coroatá, Timon, Caxias, Coelho Neto, estão em busca de uma classificação para a etapa final dos jogos, nas mais diversas modalidades coletivas e individuais.
Diante da falta de investimentos nas escolas municipais, os professores e alunos atletas decidiram boicotar a abertura da Etapa Regional dos JEMs, não comparecendo em massa ao evento, ficando as arquibancadas ocupadas pela metade da capacidade, no ginásio Carlos Fernando, bairro São Sebastião, justamente no momento em que o prefeito e representantes do governo estadual declararam abertas as competições.
O que se viu na última sexta, foi a falta de prestígio do prefeito Francisco Nagib junto aos alunos / atletas codoenses. Em outros momentos, a data era de grande motivação e incentivo para os desportistas, familiares e atletas codoenses, que viam na Etapa Regiuonal, como um momento de disputa e rivalidades entre as cidades participantes, principalmente entre alunos das escolas públicas municipais. Como divulgamos anteriormente, as escolas públicas municipais nunca foram tão massacradas no esporte, como estão sendo atualmente nos últimos dez anos, com falta de investimentos e incentivos.
Geralmente acompanhados de vereadores, na abertura dos Jogos Escolares Maranhenses 2017 – Etapa Regional, Nagib esteve sendo consolado pelo ex prefeito Zito Rolim, que utilizou a fala para falar abobrinhas, tais como: “ter sido o prefeito que mais investiu no esporte educacional” o que é mentira. Pois Zito deixou as escolas completamente sucateadas em relação a material de apoio e logística da prefeitura.

Fonte: Blog do Bezerra