PERIGO – Caminhão é flagrado transportando madeira ilegalmente na Zona Urbana de Codó

Um caminhão foi flagrado por nossa reportagem, na última terça-feira (06), transportando madeira de forma perigosa, na Avenida João Ribeiro, bairro São Sebastião, Zona Urbana de Codó. Sem apresentar equipamentos de segurança para transportar madeira na carroceria, como lona, o caminhão trafegou livremente pela via, sem qualquer inspeção por parte dos órgãos fiscalizadores.
A única medida de proteção adotada era feita com as próprias madeiras transportadas. Motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres temiam que um acidente pudesse acontecer, caso um pedaço de madeira caísse da carroceria do caminhão. Houve um momento em que o caminhão fez um movimento mais brusco e por pouco não caíram pedaços de madeira sobre o asfalto.
LEGISLAÇÃO
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), diz que a lona ou tela, que deve proteger a carga transportada, é um equipamento obrigatório dos caminhões, conforme o Decreto nº 4.711, de 29 de maio de 2003. Muitos veículos até possuem a lona, mas não utilizam do material. Com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a multa para quem descumprir as regras é de R$ 127,69 além de cinco pontos na carteira, sendo considerada infração grave.

Nenhum Comentário

  1. Parceiro acho q o titulo dessa matéria não condiz com a imagem, pelo q se ver a madeira é do tipo eucalipto ou seja reflorestada, seria mas conivente o titulo, “transportar de forma irregular e não ilegalmente”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *