Pedro Belo e Emílio Matos participam da festa de aniversário de Bira do Pindaré

O deputado federal eleito Bira do Pindaré comemorou na noite desta quinta-feira (01) o seu 50° aniversário ao lado de amigos e familiares. A festa aconteceu em uma casa de eventos em São Luís e contou com a presença do Superintendente de Reordenamento Agrário e Desenvolvimento Territorial, Pedro Belo, e do gestor da unidade vocacional de Codó, Emílio Matos.

“Estou muito feliz por fazer parte do rol de amigos do deputado Bira. Confio e sempre confiei no trabalho dele, que há vários anos tem contribuído de forma positiva com o Estado”, destacou Pedro Belo

Sobre o Bira

Graduado em Direito e Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão, Bira do Pindaré foi reeleito Deputado Estadual em 2014.

Começou sua jornada política na Pastoral da Juventude da Igreja Católica, no bairro do Vinhais. Participou da Pastoral Universitária e foi membro do Diretório Central dos Estudantes – DCE da UFMA.

Como funcionário concursado da Caixa Econômica Federal, foi presidente do Sindicato dos Bancários do Maranhão. No período de 2003 a 2006, foi delegado regional do trabalho, se destacando na luta contra o trabalho escravo.

Em 2006, foi candidato a Senador e conquistou uma marca emblemática de mais de meio milhão de votos, tendo sido o mais votado em São Luís, com 172 mil votos, e nos principais municípios maranhenses.

De 2007 a 2009, foi assessor especial do governador Jackson Lago, fazendo parte da coordenação dos fóruns de participação popular.

Venceu o primeiro pleito em 2010, quando foi eleito deputado estadual com 23.054 votos. No seu primeiro mandato, ganhou destaque por abrir mão de regalias como salários extras e auxílio moradia, além de trabalhar por justiça econômica e social na defesa das comunidades, das trabalhadoras e dos trabalhadores rurais, urbanos, quilombolas e a juventude.

Com um mandato popular, foi ativista nas lutas pela terra, meio ambiente, moradia, saúde, segurança pública, educação pública com ensino técnico, profissionalizante e superior de qualidade. Teve ainda importante atuação, como deputado de oposição, na luta que derrotou a última oligarquia em atividade no país.

Em 2014 foi reeleito deputado estadual com 38.829 votos no histórico ano que o povo elegeu também Flávio Dino governador do Maranhão, o primeiro comunista eleito para o cargo no Brasil.

Convidado pelo Governador Flávio Dino, assumiu a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão. Em março deste ano, voltou ao parlamento após, com excelente gestão, transformar a Secti em uma pasta estratégica para o desenvolvimento do Maranhão. 

Candidato do PSB, Bira do Pindaré obteve 99.598 votos totalizados (3,05% dos votos válidos) e foi eleito Deputado Federal no Maranhão no 1º turno das Eleições 2018.

Vida Pessoal

Bira nasceu na Rua do Sorriso, em Pindaré Mirim, pelas mãos da parteira chamada Dona Zizi. Foi batizado na Igreja de São Pedro como Ubirajara do Pindaré, nome escolhido por seu pai em homenagem ao Rio Pindaré. Ubirajara, segundo José de Alencar, significa: Grande Guerreiro.

Aos seis anos de idade, Bira migrou com seus familiares para a capital do estado, São Luís. Morou nos bairros do João Paulo, no Caratatiua, na Vila Palmeira, no Bairro de Fátima, e no Vinhais.

Sempre estudou em escolas públicas, fez o primário na escola Duque de Caxias, no bairro do João Paulo, o ginásio no antigo CEMA; o ensino médio na antiga escola técnica federal, hoje IFMA, e sua graduação em Direito e o Mestrado em Políticas Públicas na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Casou-se e é pai de duas filhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!