Parceria entre SEAP e DPE oportuniza trabalho para quase 70 internos

Com a parceria do Governo do Maranhão, através da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), com a Defensoria Pública do Estado (DPE), 67 internos estão inseridos em três frentes de trabalho para fabricação de 602 móveis planejados, reforma de 18 contêineres marítimos para funcionar os Núcleos Ecológicos (Econúcleos), e a revitalização do prédio onde funciona o Núcleo do Consumidor (Nudecon).

A partir da parceria, já foram produzidos 507 móveis projetados em MDF, por 40 internos que trabalham na fábrica de móveis, para mobiliar 6 Econúcleos e 1 núcleo.

“A Defensoria Pública do Estado tem sido uma das instituições parceiras com a SEAP para que possamos cada vez mais dar oportunidade de trabalho e qualificação às Pessoas Privadas de Liberdade (PPLs). E com este apoio está sendo possível que os internos trabalhem em três frentes: marcenaria, reforma e revitalização de prédios públicos”, explicou o secretário da SEAP, Murilo Andrade.

A parceria também é bem vista pelo defensor-geral do Estado, Alberto Pessoa Bastos, tanto pela humanização quanto pela qualificação. “A parceria promove não só a ressocialização, mas ao mesmo tempo prepara o interno para retornar à sociedade com uma profissão e com a possibilidade de ser reinserido no mercado de trabalho. É importante destacar que também conseguimos economicidade ao Estado com o uso da mão de obra carcerária”, disse o defensor-geral do Estado, Alberto Pessoa Bastos.

A lista de Econúcleos inclui: Área Itaqui Bacanga 64; Morros 48; São João dos Patos 24; Penalva 71; Cururupu 24; Governador Nunes Freire 24; Zona Rural na unidade do Sesi/Senai (km 04, BR 135) 24; o Núcleo de Execução Penal (NEP) 89; a sala de atendimento da DPE com 39, instalada no Fórum Desembargador Sarney Costa, no bairro do Calhau, e mais 100 descansa pés.

Estão ainda em fase de produção 95 móveis para três econúcleos e um núcleo, que são os núcleos ecológicos da Zona Rural 24, Grajaú 24, São Mateus 24, e o núcleo de Direitos Humanos – NDH 23. Além disso, 15 custodiados trabalham na reforma de nove contêineres marítimos para uso nas unidades dos Econúcleos. Para implantação de uma unidade são utilizados três contêineres, onde os internos estão realizando serviços de solda, colocação de piso, pintura, forro e instalação elétrica. 

Ao todo, a DPE já possui em funcionamento seis núcleos ecológicos que foram reformados pelos internos, um em São Luís, que fica na área Itaqui Bacanga; e cinco em cidades do interior, entre elas: Morros, Penalva, São João dos Patos, Colinas e Cururupu.

Núcleo do Consumidor

No Nudecon, no bairro do Renascença, 12 internos trabalham na revitalização do prédio, que possui três pavimentos. Estão sendo realizados serviços de pintura, alvenaria, instalação elétrica e hidráulica, colocação de refrigeração com ar condicionado, forro e divisórias de ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *